Discurso durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Questionamentos sobre os números de indicadores sociais apresentados pelo governo atual.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Questionamentos sobre os números de indicadores sociais apresentados pelo governo atual.
Aparteantes
Eduardo Suplicy.
Publicação
Publicação no DSF de 05/05/2005 - Página 13307
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, EXCESSO, GASTOS PUBLICOS, GOVERNO FEDERAL, PROGRAMA, ASSISTENCIA SOCIAL, AUSENCIA, EFICACIA, RESULTADO.

O SR. TASSO JEREISSATI (PSDB - CE. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de esclarecer que consideramos fracasso quando um programa tem, como foi confirmado por V. Exª, o volume de recursos enormemente aumentado, sem que haja qualquer índice comprovando que diminuiu o número de pessoas que têm fome, aumentou a renda das pessoas ou o número de pessoas com renda maior. Ao contrário, segundo os índices publicados, mesmo com o enorme volume de recursos gastos por esses programas, baixou a renda média do brasileiro, diminuiu a massa salarial e aumentou o número de pessoas vivendo com um salário mínimo.

Portanto, é este o problema: gasta-se dinheiro sem eficácia e sem competência, sem verificar que resultados esses programas estão trazendo. E isso gera juro alto, inflação e, por conseguinte, pouco crescimento da economia, e voltamos ao círculo vicioso.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Gostaria apenas de dizer que o dado do IBGE referente a salário não pega os dados sobre transferência de renda. Esses serão melhor indicados na pesquisa que o IBGE fará de agosto a junho do ano que vem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/05/2005 - Página 13307