Pronunciamento de Renan Calheiros em 05/05/2005
Fala da Presidência durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Manifesta apoio à iniciativa do governo brasileiro de realizar a Cúpula América do Sul - Países Árabes (ASPA). Lê ofício no qual convida o presidente do Senado argentino para visitar o Senado do Brasil.
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
POLITICA EXTERNA.:
- Manifesta apoio à iniciativa do governo brasileiro de realizar a Cúpula América do Sul - Países Árabes (ASPA). Lê ofício no qual convida o presidente do Senado argentino para visitar o Senado do Brasil.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/05/2005 - Página 13437
- Assunto
- Outros > POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- APOIO, INICIATIVA, GOVERNO BRASILEIRO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, AMERICA DO SUL, PAISES ARABES, EXAME, COOPERAÇÃO ECONOMICA, INCENTIVO, DIVERSIFICAÇÃO, EXPANSÃO, COMERCIO, INVESTIMENTO, COOPERAÇÃO CULTURAL, COOPERAÇÃO CIENTIFICA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
- LEITURA, OFICIO, CONVITE, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PRESIDENTE, SENADO, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA, VISITA, CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, REFORÇO, AMIZADE, INTEGRAÇÃO.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Srªs e Srs. Senadores, no próximo dia 10 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, ocorrerá a abertura da Cúpula América do Sul -Países Árabes (Aspa).
Esta Presidência não poderia, de maneira alguma, deixar de manifestar seu apoio à iniciativa do Governo brasileiro, o que, aliás, já fez hoje, por unanimidade, a Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal.
A Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa) constituirá encontro internacional pioneiro, que buscará, fora da programação regular de trabalho das Nações Unidas, a aproximação de duas regiões de dimensões continentais do mundo em desenvolvimento.
Serão examinados, durante a Cúpula, os seguintes temas:
cooperação econômica e comercial, mediante estímulos à diversificação e expansão do comércio e dos investimentos; cooperação cultural, cooperação científico-tecnológica, coordenação em fóruns multilaterais econômicos e comerciais e colaboração em temas de desenvolvimento sociais.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - É importante comunicar à Casa, por intermédio do Senador Cristovam Buarque, Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Senado Federal, que estou enviando um ofício ao Presidente do Senado argentino nos seguintes termos:
“Tenho a honra de dirigir-me a V. Exª, para convidá-lo a visitar o Brasil, visitar este Senado da República Federativa em data a ser definitiva, com o objetivo de estreitar os laços de amizade entre os dois países”.