Discurso durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento de informações ao Ministro Palocci sobre campanha publicitária com a inscrição: "Fora FMI! Tinha que ser Lula Presidente. Tinha que ser PT". (como Líder)

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTERIO DA FAZENDA (MF), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
  • Apresentação de requerimento de informações ao Ministro Palocci sobre campanha publicitária com a inscrição: "Fora FMI! Tinha que ser Lula Presidente. Tinha que ser PT". (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2005 - Página 13442
Assunto
Outros > MINISTERIO DA FAZENDA (MF), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, AUTORIA, ORADOR, ENDEREÇAMENTO, ANTONIO PALOCCI, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, CARTAZ, MUNICIPIO, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), MENSAGEM (MSG), CRITICA, FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL (FMI), APOIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • EXPECTATIVA, ESCLARECIMENTOS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), PENSAMENTO, GOVERNO FEDERAL, RELAÇÃO, FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL (FMI), QUESTIONAMENTO, CARTAZ, INSTRUMENTO, PUBLICIDADE, CAMPANHA ELEITORAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, peço permissão a V. Exª para dar conhecimento à Casa de um pedido de informação que estou dirigindo ao Ministro da Fazenda, Antonio Palocci, encarregado da área financeira do Governo brasileiro.

Em Teresina, esta semana - e quero crer que seja uma campanha nacional -, foram espalhados vários outdoors, na cor vermelha, com a inscrição: “Fora FMI! Tinha que ser Lula Presidente. Tinha que ser PT”.

Baseado nisso, Sr. Presidente, solicito as seguintes informações ao Ministro Antonio Palocci:

1) O outdoor exibido em Teresina, conforme registra a cópia da foto anexa, espelha o pensamento do Governo brasileiro em relação ao Fundo Monetário Internacional?

2) Apesar de o acordo com o FMI não ter sido renovado, o Governo brasileiro não recorreria novamente ao Fundo, caso necessário?

3) A decisão de não renovar o acordo com Fundo Monetário Internacional foi uma decisão de governo ou uma decisão partidária?

4) O outdoor acima mencionado pode ser considerado ou não uma peça publicitária, visando antecipar a campanha presidencial em 2006?

Sr. Presidente, a justificativa é exatamente por isso. O Sr. Ministro Antonio Palocci é responsável pela discussão econômica do Governo brasileiro, especialmente com o FMI. E estamos vendo que, diferentemente do que retrata esse outdoor, o relacionamento entre as partes tem sido o mais amável possível, haja vista o acordo recentemente feito entre o Governo e o Fundo Monetário Internacional para aplicação de verbas orçamentárias.

(Interrupção do som.)

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Diante do exposto, Sr. Presidente, com a justificativa apresentada, peço a V. Exª que, ouvida a Mesa, encaminhe esse requerimento de informações ao Sr. Ministro da Fazenda. Em anexo, a fotografia do outdoor aqui relatado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR. HERÁCLITO FORTES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Requerimento de Informação do Ministro da Fazenda;

“Fora FMI”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2005 - Página 13442