Discurso durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao governo para que disponibilize recursos para municípios do Estado de Alagoas que sofrem com a seca e outros que foram destruídos pelas chuvas.

Autor
Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Apelo ao governo para que disponibilize recursos para municípios do Estado de Alagoas que sofrem com a seca e outros que foram destruídos pelas chuvas.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2005 - Página 13479
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DE ALAGOAS (AL), VITIMA, SECA, INUNDAÇÃO, DESTRUIÇÃO, ADUTORA, ROMPIMENTO, AÇUDE.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, LIBERAÇÃO, RECURSOS, RECUPERAÇÃO, ADUTORA, AÇUDE, ASSISTENCIA, POPULAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DE ALAGOAS (AL), REDUÇÃO, PROBLEMA, VARIAÇÃO, CLIMA.
  • REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, VALOR ECONOMICO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CONFIANÇA, PRESIDENTE, BANCOS, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, REELEIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • COMENTARIO, FALTA, PRIORIDADE, GOVERNO, GARANTIA, AUXILIO FINANCEIRO, ESTADO DE ALAGOAS (AL).

A SRª HELOÍSA HELENA (P-SOL - AL. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sei que estamos no encerramento da sessão. Agradeço a gentileza de V. Exª. Sei que os Senadores Heráclito Fortes e Teotonio Vilela ainda farão uso da palavra, mas eu não poderia deixar de rapidamente expressar uma preocupação grande do povo de Alagoas, relativamente a uma situação de muito sofrimento por que passa Alagoas hoje.

Já tive oportunidade, Senador Pedro Simon, de tratar milhares de vezes, nesta Casa, dos problemas de Alagoas, em relação à seca ou a muitas chuvas, porque, como o Estado não tem capacidade de armazenamento da água, acaba surgindo um problema gravíssimo.

Durante os meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano houve uma chuva muito grande no Estado de Alagoas em alguns Municípios. Isso significou destruição da adutoras, rompimento dos açudes, problemas gravíssimos nos barreiros. Ocorre que, com o período da seca, o pouco que choveu foi impossível de ser coletado, e enfrentamos uma das maiores secas da nossa história.

O Governo Lula não disponibilizou um único centavo para recuperar as adutoras, para recuperar os açudes que foram destruídos entre dezembro e janeiro com a chuva. O Governo Lula não disponibilizou um único centavo, Senador Antero Paes de Barros, para viabilizar ao menos as migalhas das cestas-básicas e dos carros-pipas após as secas gigantescas que ocorreram em Alagoas.

Como se a tragédia fosse pouca, desde ontem houve problemas com muita chuva. Em uma região de Alagoas, duas menininhas foram arrastadas pela correnteza e morreram. Problemas gravíssimos estão ocorrendo naquele Estado.

Talvez o Presidente Lula e sua medíocre base de bajulação, que se satisfaz em se lambuzar no banquete farto do poder, no seu medíocre mundinho de luxo, de promiscuidade e de outras coisas mais, contentem-se com declarações como as que foram publicadas hoje no jornal Valor Econômico. Nessa matéria, os presidentes do Bradesco, da Federação Brasileira dos Bancos, da Confederação Nacional das Instituições Financeiras elogiam o Governo Lula, dizendo que Sua Excelência será reeleito. O Presidente da Febraban disse que Sua Excelência será reeleito porque faz tudo que os banqueiros querem. Realmente.

Embora eu saiba que o Governo e sua medíocre, sórdida e promíscua base de bajulação nada fazem para ajudar o meu querido Estado de Alagoas, deixo aqui um apelo para que o Governo Lula disponibilize os recursos necessários para atenuar a dor e o sofrimento de Municípios que sofrem com a seca e de outros Municípios que foram destruídos com a chuva. Só na cidade de Feliz Deserto, 93% das casas foram invadidas pela água.

Portanto, Sr. Presidente, registro o nosso apelo para que sejam disponibilizados recursos para Alagoas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2005 - Página 13479