Discurso durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição de matérias, nos Anais do Senado Federal, intituladas: "Brasil não vota na OMC e recebe críticas", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 28 de abril do corrente; e "Eleição de diretor não teve voto do Itamaraty", publicada no jornal Valor Econômico, edição de 28 de abril do corrente.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA EXTERNA.:
  • Transcrição de matérias, nos Anais do Senado Federal, intituladas: "Brasil não vota na OMC e recebe críticas", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 28 de abril do corrente; e "Eleição de diretor não teve voto do Itamaraty", publicada no jornal Valor Econômico, edição de 28 de abril do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2005 - Página 13489
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, JORNAL DO SENADO, DISTRITO FEDERAL (DF), ELOGIO, DIVULGAÇÃO, INFORMAÇÃO, ATUAÇÃO, SENADOR, REGISTRO, COMPROMISSO, SENADO, SOCIEDADE.
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, PERDA, BRASIL, ELEIÇÃO, DIRETOR GERAL, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO (OMC), PRIMEIRO TURNO, ABANDONO, VOTAÇÃO, SEGUNDO TURNO, OCORRENCIA, CRITICA, PAIS ESTRANGEIRO, PREJUIZO, POLITICA EXTERNA.
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CRITICA, CONDUTA, BRASIL, PROCESSO ELEITORAL, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO (OMC).

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, está completando esta semana 10 anos de existência, importante órgão desta Casa, ao qual gostaria de cumprimentar pelo excelente trabalho que faz na divulgação das atividades legislativas.

Trata-se do Jornal do Senado, que, em suas mais de duas mil edições, têm levado à sociedade brasileira a atuação dos parlamentares que representam esta mesma sociedade, eleitos pelo voto democrático.

Sempre atento aos fatos mais importantes do Senado, este órgão de Comunicação mantém a isenção que o jornalismo exige e a eficiência que somente os melhores profissionais da área sabem ter.

Nesse sentido, acredito que o Jornal do Senado merece receber de todos nós os cumprimentos por esses dez anos e o desejo de que continue a desenvolver suas atividades por muitos anos mais.

Para nós, Senadores, a divulgação de nosso trabalho, nas Comissões ou no Plenário desta Casa, é o retorno que devemos àqueles que nos elegeram e à sociedade brasileira, que acompanha, pelos meios de Comunicação, como o Jornal do Senado, o nosso desempenho.

A cada projeto que apresentamos, a cada discurso que fazemos na defesa dos interesses da população de nosso país, estamos mostrando nosso compromisso com as causas maiores da Nação.

E temos no Jornal do Senado um dos grandes órgãos de divulgação desta atividade parlamentar, tão importante para o exercício da democracia e a cobrança lúcida e madura das dívidas que tanto penalizam nosso povo.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria também de fazer mais um breve comentário sobre a participação do Brasil no processo eleitoral para a escolha do novo Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio. Após ver seu candidato eliminado logo na primeira fase, numa mostra de total incompetência na articulação dessa candidatura, o atual governo decidiu, em uma atitude quase infantil, abandonar o segundo turno e, por isso, recebeu inúmeras críticas por parte da comunidade internacional. Faltou grandeza de espírito em mais esse fiasco da nossa política externa.

Sr. Presidente, é nesse contexto que requeiro que as matérias abaixo relacionadas sejam consideradas como parte integrante deste pronunciamento, para que passem a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE A SRª SENADORA LÚCIA VÂNIA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Brasil não vota na OMC e recebe críticas.”

“Eleição de diretor não teve voto do Itamaraty.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2005 - Página 13489