Discurso durante a 58ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Informa que o setor ferroviário está entre as prioridades do Presidente Lula. (como Líder)

Autor
Delcídio do Amaral (PT - Partido dos Trabalhadores/MS)
Nome completo: Delcídio do Amaral Gomez
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Informa que o setor ferroviário está entre as prioridades do Presidente Lula. (como Líder)
Aparteantes
Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2005 - Página 13844
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • IMPORTANCIA, ANUNCIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REESTRUTURAÇÃO, FINANÇAS, PARTICIPAÇÃO ACIONARIA, EMPRESA DE TRANSPORTE FERROVIARIO, APRESENTAÇÃO, DADOS, APLICAÇÃO, RECURSOS.
  • DEFESA, IMPORTANCIA, FERROVIA, TURISMO, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, RETOMADA, TRANSPORTE DE CARGA, VIABILIDADE, PROJETO, REGIÃO, FRONTEIRA, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, se eu tivesse combinado com o Senador Paim de um falar na seqüência do outro, creio que não daria tão certo.

Nos cinco minutos que me competem como Líder do PT, já que o assunto é ferrovia, quero registrar um ato muito importante do Presidente Lula, na sexta-feira, a partir da reestruturação da Brasil Ferrovias.

A Brasil Ferrovias, criada em 2002, reúne as operações das ferrovias Ferronorte, Ferroban, Novoeste e Portofer. Essas ferrovias cruzam várias cidades, sendo 158 Municípios em São Paulo, 19 no meu Estado, Mato Grosso do Sul, 03 no Mato Grosso e 02 em Goiás. Ao longo dessa malha, existem três terminais de transbordo próprios localizados em Chapadão do Sul-MS, no meu Estado, Alto Araguaia-MT e Alto Taquari-MT e um portuário em Santos. É importante registrar que essa empresa tem também em construção mais um terminal portuário, o famoso TGG (Terminal de Granéis do Guarujá).

Sr. Presidente, foi anunciada na sexta-feira a reestruturação financeira e societária do grupo, pelo Presidente Lula, com a presença do Governador Alckmin e do Governador em exercício do Mato Grosso do Sul, Egon Krakhecke, e também de vários Ministros. Trata-se de um plano que prevê novos aportes de recursos pelos atuais acionistas no valor de R$375 milhões, novos recursos do BNDES no total de R$385 milhões e conversão de financiamentos e créditos existentes em participação acionária, totalizando R$380 milhões. Portanto, Sr. Presidente, fruto dessa reestruturação financeira e societária do grupo, isso representa uma operação de mais de R$1 bilhão.

É importante registrar, Sr. Presidente, especialmente no que se refere a Mato Grosso do Sul, que essa ferrovia é de absoluta importância para o Estado não apenas no aspecto turístico, em razão do que representa ou do que representará a retomada do famoso trem do Pantanal nesse trecho, especificamente, de Campo Grande a Corumbá, como também a retomada do transporte de carga.

Saliento, ainda, Sr. Presidente, que, de 2006 a 2018, há uma previsão de transporte de 302 milhões de toneladas associados à soja, ao açúcar, a combustíveis minerais e diversos. Existe também um potencial de crescimento do volume transportado de 178 milhões de toneladas associados especificamente à área de mineração.

É fundamental citar, Sr. Presidente, que, com a retomada dessa ferrovia, não apenas retomamos o transporte de cargas, mas viabilizamos projetos estruturais absolutamente importantes na região de fronteira. É importante registrar a existência não só do projeto mínero-siderúrgico na fronteira entre Corumbá e Puerto Soarez, na vizinha Bolívia, mas também do futuro Pólo Gás-Químico. Foi um grande passo, fruto de meses de negociação. Com muita determinação, o Presidente Lula conduziu a questão de uma maneira exitosa, contribuindo exatamente para a melhoria da infra-estrutura. Esta vai atender o meu Estado, o Mato Grosso do Sul, e o Estado de Mato Grosso, com a extensão de um ramal até Rondonópolis, viabilizando definitivamente o trecho da rodovia entre Bauru e Santos.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Permite V. Exª um aparte, nobre Senador?

O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS) - Senador, gostaria ainda de fazer um comentário adicional.

Por meio desse encaminhamento, efetivamente encontramos uma solução, principalmente no que se refere ao direito de passagem. Era um grande óbice para que tivéssemos uma integração com outras companhias ferroviárias. Agora, em função das decisões tomadas e do plano de investimentos que já se avizinha, ao longo de 2005, não vamos só promover a integração, levando nossas cargas até Santos, mas, por meio das ferrovias na Bolívia, na Argentina e no Chile, vamos ter condições de chegar ao Oceano Pacífico e de encurtar em quase 7 mil quilômetros o frete, comparando-o ao transporte marítimo até então adotado. Com isso, promovemos a integração dos dois oceanos, a integração bioceânica, por ferrovia, encurtando distâncias e, mais do que nunca, barateando o frete.

Concedo um aparte ao Senador Heráclito Fortes.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Senador Delcídio Amaral, solicito a V. Exª uma informação: nesse encontro sobre ferrovias, foi tratada a questão da Transnordestina? Como Líder do PT e homem de proa no Governo, V. Exª poderia nos prestar uma informação importante sobre um assunto que vem causando grande expectativa no meu Estado, no Estado de Pernambuco e no Estado do Ceará. Trata-se exatamente da construção da Transnordestina, que tem grande relevância, assim como essas que acaba de anunciar. Parabenizo V. Exª, que sempre lutou pelo início dessas obras e para o sucesso desse projeto. Entretanto, gostaria de saber se, nessa ocasião, foi abordado também o assunto...

(Interrupção do som.)

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - (...) da Transnordestina, que é a interligação entre Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão. Essa estrada é fundamental e redentora para o Estado do Piauí, para que possamos, por meio dela, escoar as riquezas, principalmente do nosso pólo agropecuário, região da soja, dos grãos, do níquel de Capitão Gervásio Oliveira, enfim, uma série de produtos fundamentais para o desenvolvimento do nosso Estado. É uma informação que os piauienses ficariam muito contentes de ouvir de V. Exª. Muito obrigado.

O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS) - Meu caro Senador Heráclito Fortes, esse evento foi especificamente voltado para a Brasil Ferrovias e foi realizado em São Paulo. Entretanto, como Líder, com certeza, tomarei as providências devidas para esclarecê-lo sobre as ações tomadas acerca da Transnordestina, pela sua importância econômica e relevância para o desenvolvimento social de toda a região Nordeste, o que vai representar efetivamente essa retomada. No entanto, não tenho dúvida alguma de que, dentre as prioridades do Presidente Lula, meu caro Presidente Mão Santa, está o setor ferroviário, setor competitivo, que agrega valor e que vai baratear principalmente os custos do fretamento. Retomaremos efetivamente aquelas ferrovias, cuja história se confunde com a de nosso País e com a das diferentes regiões do Brasil.

Sr. Presidente, agradeço a V. Exª pela oportunidade.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2005 - Página 13844