Discurso durante a 57ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defesa da transformação do Campus avançado da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Parnaíba, na Universidade do Delta/Universidade Federal do Norte do Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Defesa da transformação do Campus avançado da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Parnaíba, na Universidade do Delta/Universidade Federal do Norte do Piauí.
Aparteantes
Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2005 - Página 13642
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, CAMPUS AVANÇADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI (UFPI), UNIVERSIDADE, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), ATENDIMENTO, CIDADE, REGIÃO, INCLUSÃO, ESTADO DO MARANHÃO (MA), ESTADO DO CEARA (CE).
  • REGISTRO, CRESCIMENTO, ENSINO SUPERIOR, ESTADO DO PIAUI (PI).

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Alvaro Dias, Srªs e Srs. Senadores, brasileiros e brasileiras aqui presentes e os que assistem à sessão pelos meios de comunicação.

Senadora Heloísa Helena, eu me inspirarei nos maiores discursos que conheço, o Pai Nosso e a Ave Maria, que são breves e nos transportam aos céus.

Senadora Heloísa Helena, quis Deus, que escreve certo por linhas tortas, que presidisse esta sessão este extraordinário Senador Alvaro Dias. Senador Arthur Virgílio, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, de inteligência privilegiada e iluminada, às vezes, tem um “apagão”. Tantos nomes no PSDB e ele fica só no café-com-leite: Governador de São Paulo e Governador de Minas Gerais, esquecendo os brilhantes Senadores que poderiam chegar à Presidência da República - o próprio Alvaro Dias, V. Exª, o Senador Tasso Jereissati, homens também que tiveram experiências executivas.

Primeiramente, agradeço ao Senador Alvaro Dias. Senadora Heloísa Helena, eu a antecipei, porque essa obra é sua. Ninguém melhor do que V. Exª defende a igualdade e a educação. Não tem página mais bonita do que V. Exª defender o saber e a proteção das nossas criancinhas pobres nas creches. E, aqui, é um continuar. É um pedido ao PT, que nós elegemos no Piauí, que ajudamos a eleger na Pátria, a transformar um campus avançado na minha cidade, Parnaíba, no norte do Piauí, na Universidade do Delta.

No tempo revolucionário, o Piauí mandou, para guiar e iluminar, Senador Edison Lobão, a maior luz do período revolucionário: Reis Velloso. O Senador Heráclito Fortes sabe que ele implantou o campus avançado, que é batizado com o nome de Ministro Reis Velloso. Então, é uma solicitação de toda a comunidade estudiosa transformar aquele campus universitário, com toda a estrutura física, em uma Universidade Federal do Norte do Piauí, que serve, sem dúvida nenhuma, Senador Edison Lobão, a dezenas de cidades do norte do Maranhão e a dezenas de cidades do Ceará e do Piauí.

Então, é o parecer abalizado, técnico e de grande visão do Senador Alvaro Dias, favorecendo essa solicitação.

Senadora Heloísa Helena, eu agradeço a Deus por ter governado o Piauí, mas plantei naquele Estado a semente que acredito ser a mais importante: a semente do saber. Tivemos o maior crescimento universitário, não do Piauí, não do Brasil, mas do mundo, naquele período, Senador Edison lobão. Pena que depois da bonança vem a tempestade e a mediocridade do PT, que faz involuir a nossa universidade.

No último vestibular que presidimos, Senador Edison Lobão, 65.860 brasileiros se inscreveram na Universidade do Piauí, perdendo para a de São Paulo e a Federal da Bahia. Eu acredito. Acredito, porque entendo que esta é a revolução: o Piauí grandioso.

Bem aqui, quando entrei, tinha um médico, Luiz Roberto, cardiologista famoso, que veio para cá estudar e ficou. E assim era, o Piauí exportava aquilo que tinha de mais importante: o homem, a gente. E agora tem essa grande expansão universitária, que, com certeza, seria a única grande obra do PT, que se tem caracterizado, com o Presidente Lula, no pior governante, no pior Presidente da República nos 505 anos da História do Brasil.

Então, que houvesse uma aceleração, já que o Governo domina esse Parlamento. Que a nossa Universidade do Delta floresça, seja transformada no Campus Reis Veloso, apenas com boa vontade, na Universidade Federal do Norte do Piauí.

Concedo o aparte ao Líder Heráclito Fortes.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Senador Mão Santa, oportuno, como sempre, o pronunciamento de V. Exª, que vem aqui demonstrar, mais uma vez, o que todo o Piauí já sabe: o calote que foi a eleição do atual Governador. Ora, o Presidente Lula, desde o começo da campanha, estava em cima nas pesquisas, e, como V. Exª já concluiu muito bem, o povo raciocinou no sentido de dar o voto útil: escolheu um governador do PT para que esse governador, com o apoio do PT, que governaria o País, transformasse o Piauí naquilo tudo que eles prometiam e naquilo tudo que eles sonhavam. Calote, Senador Mão Santa. O Piauí não foi beneficiado ainda em nada com a eleição do PT, a não ser naquela velha história do presídio de segurança máxima, para colocar bandido internacional lá, contra o que protestamos aqui, gritamos, eu e V. Exª, o Senador Alberto Silva. Esse foi o único tratamento diferenciado. Ontem citei um dado aqui e vou repetir. A Senadora Ideli, que, num passado recente, combatia o FMI, soube acompanhar a mudança, e foi o seu Estado, Santa Catarina, governado pelo PMDB, um dos mais beneficiados com o tal acordo do Governo brasileiro com o FMI, levando para lá cerca de 400 milhões. O Piauí, Senador Mão Santa, ficou relegado a 12 milhões para recuperação de estradas, o famoso “tapa-buraco”. Isso mesmo. Quero fazer justiça a uma ação pessoal do Deputado Marcelo Castro, para que isso acontecesse. O Governador não sabe nada do que acontece. Quero lembrar aqui a V. Exª que, há cerca de dois anos, uma grande campanha no Piauí foi montada sob o slogan: o Piauí agora vale. Era o Governador prometendo que uma empresa privada, no caso a Vale do Rio Doce, iria se instalar no Município de Capitão Gervásio Oliveira, que V. Exª tão bem conhece, e que no ano de 2005 geraria 20 mil empregos. Já estamos na metade de 2005 e não se tem nem notícia de Vale, nem de emprego, nem de coisa alguma. Era enganação, e o tempo passando. Como diz Chico Buarque: o tempo passou na janela... e só o Governador Wellington não viu. Muito obrigado.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Agradecemos e incorporamos as palavras do Senador.

O Senador Heráclito Fortes termina dizendo que o tempo passa, e a confiança do Piauí é que diz que depois da tempestade virá a bonança. E a bonança é a alternância que a democracia nos oferece no poder do Piauí e do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2005 - Página 13642