Pronunciamento de Aloizio Mercadante em 26/04/2005
Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Resposta ao Senador Arthur Virgilio sobre as divergências políticas com a oposição.
- Autor
- Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Resposta ao Senador Arthur Virgilio sobre as divergências políticas com a oposição.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/05/2005 - Página 14574
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- ESCLARECIMENTOS, DECLARAÇÃO, ORADOR, DEFESA, ATUAÇÃO, JOSE DIRCEU, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL.
- REGISTRO, POSIÇÃO, GOVERNO FEDERAL, RESPEITO, EXERCICIO, OPOSIÇÃO, CONCLAMAÇÃO, CONGRESSISTA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, BENEFICIO, INTERESSE NACIONAL.
O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Com revisão do orador.) - O Ministro José Dirceu. Eu disse: "Primeiro, o Ministro José Dirceu..." É um problema de retórica, de vernáculo e de português. É um pena que não tenhamos o Parlamentarismo, porque lutei bastante por esse regime.
Em primeiro lugar, o Ministro José Dirceu tem um longo passado de luta, de resistência democrática, de coragem política e tem demonstrado isso ao longo de toda a vida pública. Devemos tratar as divergências em outro plano, que é o plano da política. Não creio que seja esse o sentimento do Senador Arthur Virgílio, e não é tampouco o do Ministro José Dirceu.
Em segundo lugar, ninguém quer calar ou silenciar a Oposição. A Oposição tem o mais amplo estado de direito, de liberdade, de fiscalização, de cobrança e de oposição, ainda mais um Plenário como este. É sempre um privilégio a qualidade do debate e das intervenções nesta Casa. Portanto, não existe tipo algum de atitude deste Governo que não seja o mais amplo respeito às liberdades democráticas, ao pluralismo, à liberdade de manifestação.
Peço a ponderação para que encontremos uma solução. Inclusive, recomendei ao Senador Arthur Virgílio, dizendo que esse não é um bom caminho, de quem quer que seja; ponderei ao Deputado Zarattini, também na mesma direção, para que retomemos o clima de respeito mútuo, de agenda positiva para o País, de discussão do mérito dos projetos, com o objetivo de solucionar os problemas, que não são poucos, de prefeitos, de governadores, do Presidente da República e da sociedade brasileira como um todo.
Essa é a ponderação que faço, Sr. Presidente.