Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro nos Anais do Senado Federal de premiação reconhecida como o "Oscar do Marketing", conquistado pelo jornal Gazeta do Povo, de Curitiba-PR, concedida pela Internacional Newspaper Mardeting Association (INMA).

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro nos Anais do Senado Federal de premiação reconhecida como o "Oscar do Marketing", conquistado pelo jornal Gazeta do Povo, de Curitiba-PR, concedida pela Internacional Newspaper Mardeting Association (INMA).
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2005 - Página 15106
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, ANAIS DO SENADO, RECEBIMENTO, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, AREA, MARKETING, JORNAL, GAZETA DO POVO, ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, QUALIDADE, ATUAÇÃO, IMPRENSA.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo registrar nos anais desta Casa mais um feito do Jornal Gazeta do Povo que se edita em Curitiba, Capital do Paraná, estado que represento no Senado. E o faço por uma questão de justiça.

Acho válido assinalar que, concorrendo com mais de mil projetos de 164 jornais de 29 países, a campanha institucional da Gazeta do Povo “Respeito Por Você”, voltada para o leitor e o “Prêmio Gazeta do Povo de Publicidade”, que busca trazer incentivo ao mercado publicitário, conquistaram o primeiro lugar no “Newspaper Marketing Award”, premiação concedida pela International Newspaper Marketing Association (INMA). Reconhecida como o “Oscar do Marketing”, a premiação é uma das mais respeitadas do mundo e, para a sua entrega, a entidade promotora reuniu em Las Vegas, nos Estados Unidos, representantes dos principais jornais do mundo, a exemplo dos americanos New York Times e Washington Post, do alemão “Frankfurter Allgemeine Zeitung” e do indiano “The Times of India”, este considerado o maior diário em circulação no mundo. Vale destacar também que, do Brasil, participaram da cerimônia os jornais Folha de S. Paulo, Correio Braziliense, Zero Hora e A Crítica, de Manaus.

É de justiça destacar ainda, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que a conquista do “Oscar de Marketing” pela Gazeta do Povo repercutiu de forma intensa não somente no Paraná, mas em vários pontos do país, o que se refletiu nos cumprimentos que a direção da Rede Paranaense de Comunicação, entidade mantenedora do jornal, recebeu em sua sede em Curitiba. Também eu desejo me associar a estas manifestações e o faço da tribuna para deixar público o reconhecimento da capacidade de trabalho dos profissionais que fazem da Gazeta do Povo um jornal de leitura obrigatória por quantos desejam manter-se informados sobre o que ocorre no Paraná, no Brasil e no mundo, tendo à frente o seu dinâmico presidente, Dr. Francisco Cunha Pereira Filho, que vela pelo senso ético da publicação, que já há 86 anos presta relevantes serviços ao Paraná. Parabenizo a Gazeta, não somente pela láurea agora conquistada, mas sobretudo pelos relevantes serviços que tem prestado ao meu Estado.

Não tenho dúvida de que esse prêmio que logrou conquistar, concorrendo com jornais de várias partes do mundo, é o resultado da alta qualificação de seus quadros profissionais e de seus dirigentes, que atuam com uma visão de futuro, sem esquecer os compromissos firmados no passado e respeitando os desafios dos tempos presentes. Não tenho dúvida em afirmar que o matutino paranaense hoje se insere no rol dos dez maiores jornais em circulação no Brasil e, graças a uma moderna feição gráfica, aliada a uma linha editorial voltada para os interesses do país e particularmente do Paraná, é leitura agradável e obrigatória para quantos desejem se inteirar sobre o que ocorre no Brasil e no mundo. Há 86 anos vem fazendo isso com uma fidelidade que tem lhe angariado, dia-a-dia, uma gama de leitores cada vez maior, particularmente nas camadas mais jovens da população do meu Estado.

Ao mesmo tempo, graças à manutenção de sua linha editorial em defesa dos interesses do Paraná, a Gazeta do Povo tem assegurado a fidelidade de seus velhos leitores, que se acostumaram com um jornal que lhes abre as portas do Estado, do país e do mundo, levando aos seus lares os acontecimentos e, com isso, os ajudando a melhor entender o mundo em que vivem, cada vez mais conturbado.

Em território paranaense, a Gazeta do Povo tem se empenhado em luta constante, desejosa de contribuir para o bem estar do povo do Estado onde circula, sempre tendo em vista o lema exposto no seu primeiro editorial: “Viver por si, do povo e para o povo”. É o que tem feito ao longo dos seus 86 anos, razão pela qual, num pleito de justiça, desejo assinalar nos anais desta Casa mais uma vitória conquistada, ao levantar o primeiro lugar no certame da conceituada “International Newspaper Marketing Association”.

Era o que eu tinha a comunicar.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2005 - Página 15106