Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Necessidade de apuração de denúncia de desvio de recursos no fundo PREVI.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Necessidade de apuração de denúncia de desvio de recursos no fundo PREVI.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2005 - Página 15047
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, LIDER, GOVERNO, SENADO, TENTATIVA, REDUÇÃO, GRAVIDADE, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, ALEGAÇÕES, DESNECESSIDADE, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).
  • CRITICA, OMISSÃO, GOVERNO FEDERAL, BANCO DO BRASIL, ESCLARECIMENTOS, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, INVESTIMENTO, FUNDO DE PREVIDENCIA, PENSÕES.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, Srªs e Srs. Senadores, há poucos minutos o Senador Aloizio Mercadante, com a sua competência habitual, tentou minimizar e banalizar a proposta de criação aqui nesta Casa de uma CPI para apurar irregularidades que todos os jornais do Brasil trazem hoje.

            É o momento de perguntar ao Líder Aloizio Mercadante se não é a hora de se fazer também uma CPI para aprofundar nas denúncias gravemente feitas ao País por um conselheiro do Fundo de Pensão do Banco do Brasil - a Previ - em que acusa o mau uso dos recursos daquela entidade que congrega os funcionários do Banco do Brasil. Trata-se de um conselheiro que, numa audiência com o Presidente da Instituição Financeira mais tradicional deste País, o Banco do Brasil, apresentou denúncias sobre os investimentos mal feitos, o uso e manipulação de conselheiros, a indicação de conselheiros para atender a indicações políticas da base do Governo.

            Essa denúncia está feita e o Senado da República tem responsabilidade em apurar fatos desta natureza.

            Lembro-me muito bem de que, por menos do que isso, quando tinha assento na Câmara dos Deputados o Deputado Luiz Gushiken, ele, juntamente com a Deputada Cidinha Campos, pediram a criação de uma CPI de fundo de pensão. Não quero chegar a tanto, mas é necessário, Senador Alvaro Dias, que se apurem essas denúncias, até para que não se deixe nenhuma dúvida com relação à maneira com que se está administrando esse fabuloso fundo.

            O Presidente do Banco do Brasil fica muito mal com o silêncio. Noticiários denunciaram claramente a visita feita pelo Conselheiro Valmir Camilo. A denúncia foi feita pelo Conselheiro Valmir Camilo. O Correio Braziliense e vários outros órgãos de imprensa noticiaram esse fato. E é preciso que o Governo apure, porque já se diz pelos corredores que estamos vivendo a “República da Previ”. E o silêncio do Governo, em um momento como este, é um silêncio criminoso.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2005 - Página 15047