Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a Marcha Nacional pela Reforma Agrária, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA.:
  • Considerações sobre a Marcha Nacional pela Reforma Agrária, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2005 - Página 15028
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA, REPRESENTANTE, TRABALHADOR, SEM-TERRA, ENTREGA, DOCUMENTO, PRESIDENTE, SENADO.
  • ELOGIO, MARCHA, AMBITO NACIONAL, TRABALHADOR, SEM-TERRA, AUSENCIA, CONFLITO, POLICIA, LEITURA, REIVINDICAÇÃO, TRABALHADOR RURAL.
  • SAUDAÇÃO, REPRESENTANTE, TRABALHADOR, SEM-TERRA, PRESENÇA, SENADO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, REIVINDICAÇÃO, TRABALHADOR RURAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, participei da audiência com o Presidente Senador Renan Calheiros, em que a Coordenação Nacional e inúmeros representantes da marcha do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) entregaram um documento ao Presidente do Senado.

Na galeria do Senado estão cerca de oitenta representantes dessa marcha que veio a Brasília, com aproximadamente quinze mil pessoas. Daqui a instantes, vão dialogar com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai recebê-los.

Eles estão realizando uma manifestação que considero de enorme relevância. Nas duas últimas semanas, representantes de 27 Estados da Federação saíram de Goiânia e vieram a pé para Brasília. Estão tendo um relacionamento exemplar, inclusive, com as autoridades por onde passam. Tiveram oportunidade de cumprimentar tanto a Polícia Rodoviária Federal, como a Polícia Militar e dar-lhes exemplares de seus símbolos. Estão sendo recebidos com muita atenção. Estão dizendo com muita sinceridade o quanto desejam que o Presidente Lula possa cumprir sua meta de assentar 430 mil famílias até o final do seu Governo e implementar, o mais rapidamente, a reforma agrária; executar o programa de instalação de agroindústrias; defender a Amazônia; defender o princípio da precaução e impedir a liberação do plantio comercial de sementes transgênicas ou daquelas que avaliam que não têm, ainda, a devida segurança para a saúde das pessoas. Querem que haja punição exemplar daqueles que usam do trabalho escravo; querem que haja demarcação das áreas indígenas; que haja a aplicação mais correta dos recursos públicos nas áreas sociais, na educação; querem também que a política de juros leve em conta as necessidades primeiras da população brasileira; querem a elevação do salário mínimo, segundo aquilo que o próprio Presidente defendeu; querem uma política monetária soberana e, portanto, que o Banco Central aja de acordo com o interesse maior da população; querem que haja uma decisão, em referendo, relativamente à Alca; uma auditoria das dívidas pública, externa e interna; querem que o Congresso Nacional aprove a regulamentação do plebiscito popular; democratize os meios de comunicação, sobretudo, com maior liberdade para as rádios e TVs comunitárias; querem que, em todos os organismos internacionais, seja condenada toda violação de direitos humanos; querem, ainda, promover um verdadeiro mutirão nacional para debater, junto com a sociedade, um projeto de desenvolvimento que garanta o direito de todos partilharem da riqueza desta Nação e da verdadeira soberania nacional.

Saúdo todos os presentes que representam os 15 mil. Agradeço ao Presidente Renan Calheiros a atenção para com eles.

Peço a V. Exª, Sr. Presidente, sejam transcritos nos Anais do Senado, os documentos que foram entregues por um dos coordenadores, Gilmar Mauro, a V. Exª.

Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas das galerias.)

 

**********************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

**********************************************************************************************

Matérias referidas:

“O que Precisa Ser Feito para Mudar a Vida do Povo;”

“Reforma Agrária por um Brasil sem Latifúndio (encaminhado ao Presidente da Câmara dos Deputados);”

“Reforma Agrária por um Brasil sem Latifúndio (encaminhado ao Presidente do Senado Federal).”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2005 - Página 15028