Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Desejo do governo federal de não ser investigado pelo Congresso Nacional.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Desejo do governo federal de não ser investigado pelo Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2005 - Página 15042
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, FERNANDO BEZERRA, SENADOR, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, VINCULAÇÃO, CORRUPÇÃO, CRITICA, GOVERNO FEDERAL, TENTATIVA, IMPEDIMENTO, INVESTIGAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, OPINIÃO, ORADOR, AUSENCIA, RISCOS, EMPRESA ESTATAL.
  • DEFESA, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO.

O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro para dizer com toda a clareza que não faz o menor sentido o envolvimento do nome do Senador Fernando Bezerra nesse episódio. Quem o conhece, e nós o conhecemos, tem absoluta convicção de que essa afirmação é irrefletida e não tem consistência.

Depois para dizer que estamos com lotação esgotada de fatos específicos. O caso Waldomiro era um fato específico; a questão do funcionário dos Correios também era um caso específico; denúncias na área do Banco Central, dos Ministérios, etc., também são casos específicos. Há um conjunto de casos específicos. Mas existe uma posição que não é específica: é a posição de o Governo não querer ser investigado pelo Congresso. Essa posição se reproduz a cada instante, em qualquer circunstância. Estranho que o PTB não se julgue ameaçado e ao seu Presidente por uma investigação, e que o Governo considere a investigação um risco às empresas estatais. Ninguém deseja desmontar as empresas estatais, prejudicar a Petrobras e os Correios e Telégrafos. O que se deseja é que o Congresso seja capaz de investigar denúncias que a sociedade brasileira elege de grande magnitude e que são denúncias importantes.

Eu penso que o mais sensato e lógico, o mais prudente e construtivo para o Governo e os seus Líderes, neste momento, é assinar a CPI e permitir que o Congresso entre agora na investigação para concluir a resposta certa, para deixar claro que não faz o menor sentido evitar a participação do Congresso Nacional nesses episódios, sob pena de se levantar, de maneira flagrante, a suspeição óbvia de que o Governo não deseja democracia e não deseja ser investigado por uma instituição absolutamente independente, democrática, que reflete o povo, que é o Congresso Nacional. Essa é uma palavra ponderada que deveria presidir esses acontecimentos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2005 - Página 15042