Questão de Ordem durante a 58ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pergunta sobre o funcionamento do Senado no período da reunião da Cúpula América do Sul - Países Árabes, pois a reunião da CPMF das terras está marcado para amanhã.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Pergunta sobre o funcionamento do Senado no período da reunião da Cúpula América do Sul - Países Árabes, pois a reunião da CPMF das terras está marcado para amanhã.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2005 - Página 13800
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, PRESIDENTE, SENADO, FUNCIONAMENTO, CONGRESSO NACIONAL, PERIODO, DURAÇÃO, ENCONTRO, REPRESENTANTE, AMERICA DO SUL, PAISES ARABES, OBJETIVO, POSSIBILIDADE, MANUTENÇÃO, DIA, REUNIÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, TERRAS.
  • SOLICITAÇÃO, AUTORIZAÇÃO, ACESSO, CONGRESSO NACIONAL, FUNCIONARIOS, VINCULAÇÃO, REUNIÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, TERRAS.

            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, preciso de uma orientação de V. Exª.

            A Secretaria das Comissões da Casa me solicita autorização para cancelar a reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Terra, programada para o dia de amanhã. Eu não soube responder à Secretária da Comissão. Preciso da orientação de V. Exª sobre se realmente o Congresso Nacional entra em férias amanhã.

            Sinceramente, não vejo motivo para esse descanso remunerado dos Congressistas, porque, embora sejamos um país do terceiro mundo, devemos abandonar essa prática provinciana de entender que a nossa vida muda, quando chega alguma autoridade a nosso País.

            Mas o que deve mudar na nossa vida, porque algumas lideranças de países árabes se encontram em Brasília? Já mudaram demais a vida da cidade. Já exageraram. Já adotaram procedimentos absolutamente dispensáveis. É óbvio que se deseja segurança para qualquer liderança mundial que aporte em nosso País.

            Em que pese o esvaziamento político dessa cúpula das Américas, adotou-se um esquema de parafernália incrível para acolher os nossos visitantes. Agora, não há como justificar a entrada em férias por esse motivo. É claro que o Congresso Nacional já tem o seu prestígio em baixa. É evidente que há um desgaste enorme e que os cidadãos deste País entendem que não estamos cumprindo com competência o nosso dever. Mas não podemos oferecer pretextos para que o descrédito se generalize ainda mais.

            Portanto, Sr. Presidente, o meu propósito, com essa questão de ordem, é saber se realmente os trabalhos estão suspensos e se não podemos trabalhar amanhã.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2005 - Página 13800