Discurso durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo pela escolha do nome do promotor Saint'Clair Luiz do Nascimento Júnior para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público.

Autor
João Batista Motta (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: João Baptista da Motta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Regozijo pela escolha do nome do promotor Saint'Clair Luiz do Nascimento Júnior para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público.
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/2005 - Página 15811
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, ESCOLHA, PROMOTOR DE JUSTIÇA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), PARTICIPAÇÃO, CONSELHO NACIONAL, MINISTERIO PUBLICO.

O SR. JOÃO BATISTA MOTTA (PMDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna, em primeiro lugar, para fazer um agradecimento a todos os Srs. Senadores desta Casa. O nosso Estado, o Estado do Espírito Santo, não tem um Ministro no Supremo Tribunal Federal. Pelo tamanho e pelos problemas que enfrentou, o Espírito Santo sempre foi marginalizado. Dessa vez, trouxemos o nome do Dr. Saint’Clair Luiz do Nascimento Júnior, promotor público do Espírito Santo, para que fizesse parte do Conselho Nacional do Ministério Público, aqui, em Brasília, e os nossos companheiros Senadores desta Casa, numa demonstração do quanto é importante para um país a democracia, escolheram, pelo Estado do Espírito Santo, um rapaz humilde, filho de um policial militar e de uma professorinha primária para exercer um cargo tão importante.

A vitória do Dr. Saint’Clair não foi uma vitória do baixo clero. O Dr. Saint’Clair conseguiu votos dos Senadores que mais dignificam esta Casa. Tenho certeza de que recebeu o voto do nosso ex-Presidente da República, o nosso caro Dr. José Sarney, o nosso eterno Presidente Sarney, homem que teve a coragem de enfrentar os maiores problemas por que este País já passou; Presidente que teve a coragem de ousar e de lançar um plano para pôr fim à inflação galopante da época. No final, não deu certo, porque alguns companheiros não o deixaram corrigir o plano por causa da eleição que estava por vir. Assim, o nosso Presidente terminou por não conseguir aquilo que depois conseguimos no Governo Itamar Franco.

O Dr. Saint’Clair também recebeu o voto, tenho certeza, do ex-Presidente da República, Dr. Marco Maciel; do grande Senador da Bahia César Borges; do ex-Governador de Goiás Maguito Vilela; do ex-Governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo, e de tantos outros nomes ilustres que nos honraram com o seu voto, escolhendo, como eu disse no início, o filho de uma professorinha, lá do interior de Minas Gerais, precisamente de Juiz de Fora, que foi para o Espírito Santo ocupar um cargo na chefia do gabinete do Prefeito do Município da Serra - o Senador que hoje vos fala.

Eu queria dizer aqui também que essa vitória prende-se ao fato de que o Espírito Santo, que passou por fases negras em sua trajetória, hoje vive um momento de rara felicidade. A vitória do Dr. Saint’Clair talvez seja a ressonância do trabalho que o Governador Paulo Hartung vem desenvolvendo no nosso Estado. O Espírito Santo hoje é um canteiro de obras, é um Estado cheio de oportunidades, que caminha para ocupar o lugar que merece no cenário nacional.

Ontem, o Governador Paulo Hartung esteve neste plenário e, conversando conosco, falava sobre a importância da eleição do Dr. Saint’Clair para esse insigne Conselho. “Um homem digno, honrado e honesto”, assim se referia o Governador Paulo Hartung ao nosso representante, Dr. Saint’Clair.

Quero dizer, mais uma vez, em meu nome, em nome do Governador Paulo Hartung e em nome de todos os capixabas, que o nosso Estado está muito satisfeito, muito contente e muito agradecido aos Senadores desta Casa.

Peço a Deus que ajude o Dr. Saint’Clair, como homem ponderado, equilibrado e determinado que é, a honrar esse Conselho, promovendo um equilíbrio maior no trabalho do Ministério Público em nosso País.

Tenho certeza de que todos os Senadores concordam em que o Ministério Público é uma entidade criada para corrigir os rumos do Brasil, para fazer justiça, para ser o braço direito, uma alavanca para ajudar este País a crescer.

Peço a Deus que o Dr. Saint’clair Luiz do Nascimento Júnior, do Ministério Público do meu Estado, que é um exemplo de dignidade, possa trilhar esse caminho. Que os demais possam fazer valer a sua força para que seus Estados cresçam. Que o Ministério Público nos ajude a desengavetar projetos parados pelas mesas do Brasil, muitas vezes esperando que representantes empresariais negociem propinas, segurando o progresso do nosso País. O Ministério Público vai fazer com que essas pessoas respeitem aqueles que pagam impostos, os abnegados que lutam para gerar emprego e, às vezes, não o conseguem devido à burocracia insuportável implantada no nosso País. Que o Ministério Público possa-nos ajudar e ao Brasil, fazendo com que o nosso torne-se o principal País do Planeta.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/2005 - Página 15811