Discurso durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Americanização de certos seguimentos do Partido dos Trabalhadores. Comentários sobre o gesto da gravata, feito ontem na sessão plenário do Senado pela Oposição.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Americanização de certos seguimentos do Partido dos Trabalhadores. Comentários sobre o gesto da gravata, feito ontem na sessão plenário do Senado pela Oposição.
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/2005 - Página 15830
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • ACUSAÇÃO, IDELI SALVATTI, SENADOR, SEMELHANÇA, PENSAMENTO, IDEOLOGIA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).
  • DEFESA, UTILIZAÇÃO, SENADOR, OPOSIÇÃO, CODIGO, SITUAÇÃO, REJEIÇÃO, VOTAÇÃO, MATERIA.
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, UTILIZAÇÃO, NOMEAÇÃO, CARGO PUBLICO, OBJETIVO, RETRIBUIÇÃO, APOIO, NATUREZA POLITICA.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Queria agradecer à Senadora Ideli Salvatti pela oportunidade que me deu de romper com a frustração de não poder ter tido a oportunidade de aparteá-la.

Fique certo V. Ex.ª de que iria elogiá-la. Hoje, é sabido no Brasil inteiro que há uma corrente dentro do Partido de V. Ex.ª, do PT, que se americanizou. E V. Ex.ª, que tanto canta e encanta este Plenário, nos dias que escolhe para nos brindar com seus cantos, tenho certeza de que, na próxima vez, irá homenagear Carmem Miranda.

V. Exª americanizou-se. Antigamente, os exemplos que davam aqui eram de outros países mais afinados ideologicamente com o partido de V. Exª. Só que - e, antes disso, quero elogiar V. Exª pela tradução perfeita que fez do inglês para o português no jornal - a questão da obstrução nos Estados Unidos restringe-se exclusivamente à comissão específica na aprovação. O Plenário funciona normalmente, diferentemente do que ocorre aqui.

Agora, Senador Tião Viana, cada um usa as armas que tem. A Oposição, para tentar mudar uma votação, usa o sinal da gravata; o Governo usa cargos. Distribui cargos para mudar a posição daqueles que querem votar com suas convicções. E daí é que nós estamos vendo o resultado dos escândalos que ocorrem, exatamente por conta dessa sofreguidão, que leva, muitas vezes, ao preenchimento de cargos com pessoas desqualificadas. Cada um usa as armas que tem.

Mas, tenho certeza, inclusive, de que as próprias Srªs Senadoras, ao gesto da gravata, quando ocorre, entendem e aderem a ele. Só que todas as vezes que a Oposição lançou mão desse expediente, não foi para trair a Câmara dos Deputados, não foi para trair o Supremo Tribunal, tampouco para trair a palavra empenhada na véspera.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/2005 - Página 15830