Discurso durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à TV Atalaia, de Aracaju, pelo transcurso do seu trigésimo aniversário de fundação. (como Líder)

Autor
Almeida Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SE)
Nome completo: José Almeida Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à TV Atalaia, de Aracaju, pelo transcurso do seu trigésimo aniversário de fundação. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/2005 - Página 15846
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, PRONUNCIAMENTO, LUCIA VANIA, SENADOR.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, ESTADO DE SERGIPE (SE), COMENTARIO, HISTORIA, DEFESA, REDEMOCRATIZAÇÃO, BRASIL.

O SR. ALMEIDA LIMA (PSDB - SE. Pela Liderança do PSDB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, na noite de hoje, para prestar uma homenagem. No entanto, diante do pronunciamento da Senadora Lúcia Vânia, abro um parêntese para homenageá-la, pela sua coerência, pelo seu discernimento, pelas suas palavras, que, sem dúvida alguma, vêm engrandecer o Senado Federal, o Congresso Nacional.

Meus parabéns, portanto, a V. Exª, Senadora Lúcia Vânia.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna exatamente para prestar uma homenagem a uma grande empresa de comunicação do meu Estado de Sergipe, que completou, na última terça-feira, dia 17, 30 anos de existência. Trata-se da TV Atalaia, integrante do Sistema Atalaia de Comunicação.

Exatamente há 30 anos, no ano de 1975, pelas mãos do empresário, político, ex-deputado federal, ex-senador, ex-governador de Sergipe, Dr. Augusto Prado Franco, nascia a TV Atalaia, em Aracaju, no nosso querido Estado de Sergipe. De lá para cá, esse empreendimento se multiplicou. De TV Atalaia, passou a se chamar Sistema Atalaia de Comunicações, pela integração de outros veículos, a exemplo da Rádio Atalaia de Sergipe AM e da Rádio Atalaia FM, além de uma emissora de rádio no Município de Simon Dias, no nosso Estado.

É preciso prestar esta homenagem pelos grandes e relevantes serviços que o Sistema Atalaia de Comunicação tem prestado ao nosso Estado e ao nosso povo.

Se, no início, teve no Dr. Augusto Franco o seu fundador, hoje tem, na pessoa do seu filho, Dr. Walter Franco, o seu seguidor, pessoa de postura democrática por todos conhecida e que tem dado ao Sistema Atalaia de Comunicação este perfil, o de um veículo que prima pela liberdade, pela abertura a todos os segmentos da sociedade sergipana, inclusive aos segmentos diversos da política. E não poderia ser diferente, porque o Dr. Walter Franco, também político, ex-deputado estadual, quando em Sergipe se discutia a redemocraticação, as eleições diretas, e segmentos a ele vinculados posicionavam-se de forma contrária, ele empunhava a bandeira da redemocratização, das eleições diretas. Esse tem sido o seu estilo, a sua postura, a sua maneira de ver a política, os destinos de Sergipe e do Brasil. Daí por que não poderia ser diferente a orientação que Walter Franco tem prestado ao seu veículo de comunicação.

Quero ressaltar não apenas a figura de Walter Franco, mas também a de seu filho, neto do fundador, o ex-deputado federal Augusto Franco Neto, que, na direção, com o seu pai, tem continuado esse trabalho, assumindo a mesma postura, o mesmo perfil.

Quero, portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, da tribuna desta Casa, como representante do meu Estado de Sergipe e do nosso querido povo, prestar essa homenagem por considerá-la justa. E essa homenagem, num momento importante, sem dúvida alguma, embora simples, servirá - tenho certeza absoluta - para estimular seus dirigentes a dar continuidade a esse perfil de uma emissora de comunicação de massa, aberta à sociedade, participando e interagindo com todo o povo de Sergipe pelo seu desenvolvimento.

Presto também uma homenagem a todos que integram o Sistema Atalaia de Comunicação, do mais alto ao menor servidor daquela Casa; as minhas homenagens, os meus parabéns, porque todos juntos têm proporcionado o engrandecimento desse sistema de comunicação em nosso Estado.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como é importante, num Estado pequeno como Sergipe, no Nordeste brasileiro, quando nós sabemos que as comunicações neste País são objeto de monopólios, na maioria das vezes fechados, que não se abrem aos setores progressistas, prestar uma homenagem a um sistema de comunicação que procura se colocar aberto à sociedade!

É um dever meu, como cidadão sergipano, como Senador da República pelo Estado de Sergipe, assumir a tribuna neste instante, aqui, da mais alta Casa do Parlamento brasileiro, para prestar a minha homenagem à TV Atalaia pelos seus 30 anos de existência e, por extensão, ao Sistema Atalaia de Comunicação, aos seus proprietários, dirigentes e servidores.

Está de parabéns a TV Atalaia e todos a que me referi.

Muito obrigado, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/2005 - Página 15846