Discurso durante a 65ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Indicação dos membros do PSDB para compor as comissões parlamentares de inquérito que estão para ser instaladas no âmbito do Senado Federal ou do Congresso Nacional.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Indicação dos membros do PSDB para compor as comissões parlamentares de inquérito que estão para ser instaladas no âmbito do Senado Federal ou do Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2005 - Página 15903
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • INDICAÇÃO, NOME, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), COMPOSIÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), AMBITO, SENADO, CONGRESSO NACIONAL, ANALISE, PROPOSTA, DIVISÃO TERRITORIAL, APURAÇÃO, CRIME, DELITO, ILEGALIDADE, EMIGRAÇÃO, BRASILEIROS, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Liderança do PSDB encaminha os seguintes nomes para comporem as comissões parlamentares de inquérito que estão para ser instaladas no âmbito do Senado ou do Congresso Nacional.

Vamos lá, Sr. Presidente. Comecemos pelas mais inócuas para as mais acaloradas. Inócuas não, pois todas são relevantes, mas as que não envolvem corrupção são as primeiras; depois, aquelas que envolvem diretamente essa figura da corrupção.

Primeiro, Comissão Especial Mista destinada a, no prazo de 90 dias, analisar e consolidar as propostas legislativas de Redivisão Territorial. Então, os membros titulares indicados pelo PSDB são os Senadores Flexa Ribeiro e Almeida Lima; os suplentes, Senadores Eduardo Azeredo e Leonel Pavan;

Para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a apurar crimes e outros delitos penais e civis praticados com a emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos e outros países, e assegurar os direitos de cidadania aos brasileiros que vivem no exterior, o PSDB indica como membros titulares a Senadora Lúcia Vânia e o Senador Leonel Pavan; e suplentes, os Senadores Eduardo Azeredo e Reginaldo Duarte;

Essas são no âmbito do Congresso Nacional.

Para a Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a, no âmbito do Senado Federal, investigar o envolvimento em propina e corrupção do Subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, Sr. Waldomiro Diniz da Silva, indicamos como membros titulares os Senadores Alvaro Dias e Almeida Lima; e suplentes, os Senadores Arthur Virgílio e Sérgio Guerra;

Para a Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar, também no âmbito do Senado, as privatizações realizadas no Brasil, indicamos, como titulares, os Senadores Sérgio Guerra e Tasso Jereissati e, como suplentes, os Senadores Arthur Virgílio e Leonel Pavan.

Sr. Presidente, hoje li uma notícia, estarrecedora para mim, de que o Presidente Severino Cavalcanti estaria agora fazendo funcionar na Câmara a Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a privatização do setor elétrico. Aqui propus - a iniciativa foi do PSDB - a investigação sobre todas as privatizações ocorridas no Governo Fernando Henrique Cardoso; porém, fiquei preocupado porque vi ali uma certa ilação do tipo: insistam na CPI dos Correios que vocês vão ver instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito das Privatizações.

Então, é bom que façam lá na Câmara quaisquer que queiram, porque aqui no Senado faremos quaisquer que queiramos. O PSDB quer a investigação dos seus oito anos e das suas privatizações e o PSDB não abre mão de investigar Waldomiro Diniz e suas ligações para dentro e para fora do Palácio do Planalto e de investigar essa podridão dos Correios e Telégrafos. Ou seja, não vamos passar para os nossos filhos e netos a idéia de um Parlamento afeito a chantagens e a troca de favores espúrios. Queremos que a verdade apareça, sob pena de fazermos a mais medíocre das passagens históricas que possa registrar a civilização brasileira, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2005 - Página 15903