Discurso durante a 59ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Sugere ao Governador Cassio Cunha Lima, de Paraíba, que se desligue do PSDB para que possa se aliar ao governo federal.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Sugere ao Governador Cassio Cunha Lima, de Paraíba, que se desligue do PSDB para que possa se aliar ao governo federal.
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/2005 - Página 14339
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REITERAÇÃO, DIRETRIZ, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), OPOSIÇÃO, GOVERNO FEDERAL, SUGESTÃO, GOVERNADOR, ESTADO DA PARAIBA (PB), RETIRADA, FILIAÇÃO PARTIDARIA, MOTIVO, DIVERGENCIA, POLITICA PARTIDARIA.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero fazer uma comunicação à Casa que, na verdade, tem muito interesse para o meu Partido.

            Entendo que as pessoas fazem a sua livre opção partidária, é da democracia. Ninguém é obrigado a permanecer em nenhum partido; portanto, ninguém é obrigado a permanecer no PSDB. Não estou aqui anunciando pedido de expulsão, mas fazendo uma clara sugestão ao Governador da Paraíba, Sr. Cássio Cunha Lima. Para não ter constrangimento para S. Exª nem para nós, para deixar bem claro para todo o País, de uma vez por todas, que ficam no PSDB os governadores com muita moderação, os Parlamentares mais à vontade, mas quem é de Oposição. Não fica no PSDB quem porventura imagine que deva ter qualquer relação mais profunda ou de aliança com o Governo. Portanto, peço ao Governador Cássio Cunha Lima que não se constranja e que, de maneira fraterna, saia do PSDB.

            O PSDB é reduto e trincheira de quem enfrenta este Governo. O PSDB não é reduto - nem se poderia falar em trincheira neste caso - de quem porventura imagine que a vocação é palaciana, a vocação é aulicista.

            Portanto, que o Governador se retire, sem mágoa de parte a parte, cumpra com o seu dever ao lado do Governo. E que, assim, sejam muito mais freqüentes todas as sessões de convescote nos palácios governamentais, porque o PSDB é lugar para quem faz oposição.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/2005 - Página 14339