Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre manchete do jornal Folha de S.Paulo, edição de hoje, sobre articulação do governo, no sentido de impedir a instalação da CPI dos Correios. Crítica ao Ministro Aldo Rebelo, por nota divulgada contra a oposição.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT). GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários sobre manchete do jornal Folha de S.Paulo, edição de hoje, sobre articulação do governo, no sentido de impedir a instalação da CPI dos Correios. Crítica ao Ministro Aldo Rebelo, por nota divulgada contra a oposição.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2005 - Página 16154
Assunto
Outros > SAUDE. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT). GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INFERIORIDADE, INVESTIMENTO, GOVERNO FEDERAL, SAUDE, APRESENTAÇÃO, DADOS, INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA (IPEA).
  • ANALISE, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PREJUIZO, ESTABILIDADE, NATUREZA POLITICA, BRASIL.
  • CRITICA, CONGRESSISTA, RETIRADA, ASSINATURA, APOIO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
  • CRITICA, INEFICACIA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, SOLUÇÃO, PROBLEMAS BRASILEIROS.
  • REPUDIO, DECLARAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLITICA E ASSUNTOS INSTITUCIONAIS, CRITICA, ATUAÇÃO, OPOSIÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pela Liderança da Minoria. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, passou a ser hábito nesta Casa a leitura das manchetes dos jornais. Então, quero hoje ler uma manchete da Folha de S.Paulo: “Gasto federal com Saúde cai na gestão de Lula”.

Fala-se tanto nesta Casa que o ponto alto agora é o Ministério da Saúde, que interveio no Rio de Janeiro, mas as filas continuam. A fila ainda é maior do que era ontem, e os remédios acabaram, Sr. Presidente. V. Exª, que é um grande médico, além de ser um excelente parlamentar, que deveria estar no Ministério da Saúde, mas a politicagem não deixa, porque V. Exª não é vampiro, e lá só chega vampiro, deve ficar atordoado quando vê um jornal como a Folha de S.Paulo com manchete dizendo que cai o gasto com saúde no Governo Lula.

Pesquisa do Ipea aponta que o gasto federal per capita com a saúde caiu assustadoramente no Governo Lula. Nos dois anos, os valores foram menores que o observado em todos os anos, desde a consolidação do SUS, em 1995.

            Em 2003, o primeiro ano do Governo do “salvador da pátria”, o gasto foi de R$176,00 por habitante, o pior resultado desde 1995.

Em 2004, o gasto per capita foi de R$189,50, o segundo pior resultado do País.

O Ministério da Saúde considerou a pesquisa válida, mas criticou o índice utilizado para medir o impacto da inflação. O Ipea esclareceu que esse é o melhor índice para medir os gastos sociais.

Na realidade, em vez de cuidar da saúde, fica o Ministério criticando o termômetro. Cuide da febre e esqueça o termômetro, porque o termômetro acusa que no ministério dos vampiros há também uma conexão com o escândalo dos Correios. Acho que por essa razão muitos têm medo da CPI dos Correios. Não é por correspondência, mas por objetivos que se vai chegar aos Correios ao investigar a vampiragem no Ministério da Saúde. Estamos vivendo dias tremendos. Agora é moda, neste Governo, que no momento não faz nada pelo País, dizer: “querem desestabilizar o Governo”. Parem a corrupção, que o Governo talvez se estabilize. Com essa corrupção cada dia maior, jamais haverá estabilidade neste Governo, porque estaremos aqui, a cada momento, chamando a atenção para um dos escândalos, que se multiplicam diariamente, sem que haja qualquer providência das autoridades governamentais. O que se faz? Vai-se à Coréia para fugir do foco do escândalo. Vai-se ao Japão, à China. E ainda dizem: “Não vamos levar todos os ministros, porque uns precisam ficar aqui para que sejam retiradas as assinaturas daqueles petistas e aliados que assinaram o requerimento da CPI. Enganam-se. Tenho certeza de que nenhum homem digno assina uma CPI para depois retirar sua assinatura. Vão conseguir isso de três ou quatro, em troca de coisas fisiológicas. Mas isso marcará quem o fizer para toda a vida.

Eu sei dos “barulhos”, hoje, da reunião do PT, como sei também dos “barulhos” da reunião do PTB. Não vou trazê-los para a tribuna para não dizerem que estou provocando. Eu não estou provocando, mas procurem saber como foram essas reuniões. Muitos têm medo de que essa CPI chegue a resultados obrigatoriamente funestos para o Governo do Presidente Lula.

Temos dito que não queremos mal ao Presidente Lula. Porque não lhe queremos mal, queremos que faça um bom governo, mas ele não pode fazer um bom governo com a equipe que tem, porque os bons são excluídos e os maus passam a ser parceiros e exaltados.

Sr. Presidente, ninguém melhor do que V. Exª para presidir esta sessão nesta hora, porque V. Exª, como parlamentar, cresce aos olhos dos seus colegas e, como médico, se destaca com um dos melhores no setor da medicina. E V. Exª é um homem que este Governo só não aproveita - não fique triste - porque ele não aproveita os bons. Se V. Exª fosse aproveitado, talvez estivesse mais acanhado, mas V. Exª pode ter esse riso aberto, pode ter essa fisionomia tranqüila porque V. Exª é um homem de bem, e um homem de bem não é aproveitado no Governo do Senhor Luiz Inácio Lula da Silva.

Quero, neste instante, mais uma vez, fazer um protesto e dizer que um Governo que se respeita não gasta tão pouco na saúde, como mostra a manchete da Folha de S.Paulo, com dados do Ipea. É o Ipea, um organismo governamental. Não é algum deputado que pegou - até mesmo no Siafi - alguma falcatrua do Governo. É o Ipea! É o Ipea que chama a atenção para todos nós. Chama a atenção principalmente para o Governo, para que emende o passo e entre no caminho da seriedade, da dignidade e que realmente possa fazer um trabalho decente pelo povo.

No mais, Sr. Presidente, eu queria dizer: perdoe-me V. Exª, eu estou estarrecido com o Ministro Aldo Rebelo. Quantas vezes - quantas! - aqui, desta tribuna, defendemos o Ministro Aldo Rebelo, que tem sido humilhado pelo Governo em todos os sentidos! Numa hora dessas, será proibido de entrar no Palácio, mas ele, para agradar ao Governo, dá uma nota grosseira em relação à Oposição, em relação àqueles que querem o bem deste País.

Desse modo, Senhor Presidente, V. Exª continue a sua trajetória. Por favor, não abandone a linha reta que tem sido a sua vida para se juntar àqueles que querem destruir o Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2005 - Página 16154