Pronunciamento de Heloísa Helena em 27/05/2005
Discurso durante a 69ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Importância da apuração de fatos de corrupção em todas as esferas de governo. (como Líder)
- Autor
- Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
- Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Importância da apuração de fatos de corrupção em todas as esferas de governo. (como Líder)
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/05/2005 - Página 16481
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, ANTERIORIDADE, DISCURSO, ORADOR, PERIODO, GOVERNO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, SEMELHANÇA, ATUALIDADE, COBRANÇA, COMBATE, CORRUPÇÃO.
- COMENTARIO, BIBLIA, CONDENAÇÃO, ROUBO, ESPECIFICAÇÃO, CRIME, VITIMA, POPULAÇÃO.
- EXPECTATIVA, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
A SRª HELOÍSA HELENA (P-SOL - AL. Como Líder.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, já tive oportunidade, pela manhã, logo no início, na abertura da sessão, de falar um pouco sobre as muitas dúvidas colocadas por muitas pessoas que acompanham o nosso mandato, que acompanham os trabalhos do Congresso Nacional. É absolutamente natural que elas tenham dúvidas sobre a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito, coisa que já tive oportunidade de, do ponto de vista metodológico, com muita serenidade e tranqüilidade, esclarecer, dando conta de todos os significados da CPI, dizendo que não paralisam os trabalhos do Congresso Nacional, que não impedem que sejam feitas ações concomitantes de procedimentos investigatórios junto com outras instituições, como Polícia Federal e outras mais.
Sr. Presidente, Srs. Senadores, tive oportunidade também de falar um pouco de algumas partes do Sermão do bom ladrão, que é um sermão muito interessante do Padre Antonio Vieira. Eu sabia que já tinha lido esse sermão aqui em um determinado espaço de tempo.
Fiz a leitura do Sermão do Bom Ladrão, de autoria do Padre Antônio Vieira e vou deixar muito claro qual é o significado do bom ladrão. Trata-se daquele episódio em que, na história do Livro de Deus, se diferencia o papel de Dimas do papel de Zaqueu. Dimas era aquele ladrão pobre, que nada tinha a restituir, que estava ao lado de Jesus na sua crucificação e foi a primeira pessoa que Jesus, filho de Deus, deixou que adentrasse ao reino do seu Pai. Foi a pessoa - não foi a mãe e nenhuma outra - que, no momento da crucificação, quando Jesus estava naquele momento dificílimo, pediu para entrar no Reino de Deus. E Jesus respondeu ao mais simples dos ladrões, o que nada tinha a restituir: “Estarás comigo hoje no Reino de Deus”. E a Zaqueu, que era o ladrão rico, Ele fez uma formulação completamente diferente.
E eu dizia que o que é mais triste para mim é estar hoje a solicitar uma CPI, a solicitar procedimentos investigatórios relacionados ao Governo Lula, porque eu já identificava a corrupção no atual Governo, identificava o mesmo balcão de negócios sujos que era montado pelo Governo Fernando Henrique para impedir Comissão Parlamentar de Inquérito. O atual Governo faz a mesma coisa, comprando parlamentares, oferecendo o Estado brasileiro a ser parasitado conforme as conveniências de tantos delinqüentes de luxo do Brasil. São as mesmas desculpas esfarrapadas, os mesmos argumentos fraudulentos que o Governo Fernando Henrique usava para impedir CPI. O Governo Lula hoje faz a mesma coisa. E eu lembrava que eu já tinha lido e fui buscar as notas taquigráficas. Fiz a leitura desse mesmo sermão em 23 de fevereiro de 2001. Na época, eu era Líder do PT no Senado e Líder da Oposição ao Governo Fernando Henrique. Havia, na Casa, uma briga gigantesca com relação a denúncias de corrupção no então Governo Fernando Henrique.
Hannah Arendt, num livro maravilhoso que já citei hoje, Responsabilidade e Julgamento, falava muito sobre a questão da liberdade, de como é importante a liberdade e qual o preço que poderá ser pago em função dessa liberdade.
Eu me sinto muito tranqüila com minha própria consciência, por não ser parte de nenhum grupelho, de nenhuma corriola, de nenhum acordo político para entregar passaporte para roubar alguns delinqüentes de luxo que, infelizmente, parasitam e privatizam o Estado brasileiro.
Para os cristãos é muito importante rever coisas superinteressantes que a Bíblia diz. Isso porque há tanta gente que se diz cristã, que senta na primeira fila da igreja e todos os dias rasga a Bíblia, com um moralismo farisaico. Por exemplo, a relação de Dimas com Zaqueu é superinteressante. Há também uma passagem lindíssima do livro de Salomão, quando ele diz que “o ladrão que furta para comer não vai nem leva ao inferno”. Os que não só vão, mas levam, são os ladrões de maior calibre e de mais alta esfera, os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo procedimento agem.
Ou ainda São Basílio Magno, que diz:
Não são ladrões os que cortam bolsas ou espreitam os que se vão banhar para lhe colher a roupa. Os ladrões que mais própria e dignamente merecem o título de ladrão são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias, ou a administração das cidades. Os maiores ladrões são aqueles que, com manha, com força, roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam o homem. Esses roubam cidades e reinos. Os outros furtam debaixo do próprio risco e aqueles poderosos, sem temor nem perigo. Se os outros furtam, são enforcados e aqueles poderosos, se furtam, acabam levando ao enforcamento.
Por isso é importante uma comissão parlamentar de inquérito. Nada pior e mais doloroso do que viver em um País onde o pobre favelado que rouba, que sabe o risco que corre, que já viu seu irmão, seu primo, seu parente ser igualmente assassinado...
(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)
A SRª HELOÍSA HELENA (P-SOL - AL) - ...quando o pobre rouba, com certeza, vai para os presídios, para os “carandirus” da vida. Infelizmente, os grandes, poderosos e ricos, quando roubam, acabam ganhando mais passaportes para continuar a roubar. Então, realmente espero que esta Comissão Parlamentar de Inquérito seja instalada.
O Senador Augusto Botelho ficou conosco até meia-noite, junto com os Senadores Pedro Simon e Eduardo Suplicy, e ligou na hora em que instalávamos esta sessão para dizer que não estaria aqui porque participava de uma reunião, mas estava acompanhando todos os trabalhos da Casa.
Espero que a CPI seja instalada para que possamos desvendar os mistérios sujos dentro da estrutura de Governo, esteja ela pertencendo a quaisquer partidos.