Discurso durante a 69ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcrição, nos Anais do Senado Federal, de matérias publicadas nos jornais Correio Braziliense, Folha de S.Paulo e O Globo, em suas edições de 12 do corrente, e que dizem respeito à Reunião de Cúpula América do Sul-Países Árabes, realizada em Brasília.

Autor
Teotonio Vilela Filho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: Teotonio Brandão Vilela Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Transcrição, nos Anais do Senado Federal, de matérias publicadas nos jornais Correio Braziliense, Folha de S.Paulo e O Globo, em suas edições de 12 do corrente, e que dizem respeito à Reunião de Cúpula América do Sul-Países Árabes, realizada em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2005 - Página 16482
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), QUESTIONAMENTO, RESULTADO, REUNIÃO, PAIS, AMERICA DO SUL, PAISES ARABES, REALIZAÇÃO, BRASILIA (DF), CRITICA, POSIÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, REFERENCIA, TERRORISMO.

 

O SR. TEOTONIO VILELA FILHO (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro de matérias publicadas nos jornais Correio Braziliense, Folha de S.Paulo e O Globo, em suas edições de 12 de maio do corrente ano, e que dizem respeito à Reunião de Cúpula América do Sul-Países Árabes, realizada em Brasília.

A reunião não atingiu os resultados esperados pelo Governo. Segundo o diretor do Centro de Estudos das Américas da Universidade Candido Mendes, Clóvis Brigagão, “O presidente sabe muito bem o que é democracia. Até na luta sindical ele aprendeu sobre isso. E o povo brasileiro outorgou-lhe um mandato democrático”. Quanto ao terrorismo, Brigagão também é enfático e cita a definição do secretário-geral da ONU, Kofi Anan: “Terror é todo ato que causa vítimas civis” e por isso, afirma que “não há meio terrorismo”.

Em resposta as inúmeras críticas, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, respondeu: “Colocamos o que foi possível no documento. Nem sempre o que você pensa é colocado, e sim o consenso”. É, no mínimo, discutível assistir ao Presidente Lula aceitar a inclusão de uma crítica direta aos EUA, no caso das sanções à Síria, independentemente aqui do mérito da ação de Washington.

Concluindo, Sr. Presidente, requeiro que as matérias abaixo citadas sejam consideradas como parte integrante deste pronunciamento, para que passem a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR TEOTONIO VILELA FILHO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matérias referidas:

“Democracia não coube no papel, O Globo, 12/05/05;”

“Cúpula acaba com perdas e ganhos políticos, Folha de S.Paulo, 12/05/05;”

“Analistas temem riscos, Correio Braziliense, 12/05/05.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2005 - Página 16482