Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 40 anos de atividade da Rede Globo de televisão.

Autor
Paulo Octávio (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Paulo Octávio Alves Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 40 anos de atividade da Rede Globo de televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2005 - Página 13058
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PADRÃO DE QUALIDADE, TECNOLOGIA, PRODUÇÃO, CULTURA, JORNALISMO, INTEGRAÇÃO, TERRITORIO NACIONAL, COMPROMISSO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CIDADANIA.

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há poucos dias, a Rede Globo comemorou os 40 anos de sua primeira transmissão televisiva. Tendo em vista a sua inegável importância no cenário brasileiro, a sua irrefutável influência como formadora de opinião relativamente à nossa sociedade, não posso me furtar ao presente registro.

Eram 11h de uma segunda-feira, dia 26 de abril de 1965, quando a Rede Globo de Televisão, cuja concessão, no Rio de Janeiro, foi outorgada no governo do presidente Juscelino Kubitschek, entrava no ar, pelo Canal 4, dando início a uma trajetória de sucesso e destacando-se em um mercado televisivo até então incipiente.

Seguindo a determinação de seu fundador, o saudoso jornalista Roberto Marinho, a Globo consolidou, ao longo desses 40 anos de funcionamento, sua vocação de rede nacional, com qualidade artística, jornalística e técnica de nível internacional e identidade visual eivada de excepcionalidade - assim considerada em todo o mundo.

Em pouco tempo, entrava no ar em São Paulo, através do Canal 5 (antiga TV Paulista - adquirida do Grupo Victor Costa); em Belo Horizonte (pela emissora adquirida do Grupo J.B. Amaral em 1968); em Brasília, em 1971 (concessão autorizada pelo presidente João Goulart em 1962), e em Recife ( através da emissora adquirida também do Grupo Victor Costa), no ano seguinte.

Atualmente, a Globo cobre 99,84% do território nacional, sendo assistida por 5.020 municípios brasileiros. Gerida, nos dias atuais, por Roberto Irineu Marinho, integra as Organizações Globo, que detêm um patrimônio avaliado em mais de US$ 1 bilhão.

A Rede Globo de Televisão, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, afigura-se, indubitavelmente, um império empresarial com faturamento anual de US$ 5,7 bilhões, sendo a quinta emissora mais vista no planeta.

Seu valor para o País é inegável, na medida em que gera milhares de empregos, disseminando, também, a nossa cultura a 130 países, distribuídos por todos os continentes.

Seu mister de informar, entreter e educar cumpre-se, diariamente, há 40 anos, com seriedade e competência notórias, através de programação variada, em que se incluem jornalismo de excelência, programas educativos, filmes, shows, minisséries, telenovelas, exportadas para vários países, humorismo e musicais, tendo-se consolidado como a maior produtora de programas próprios de televisão do mundo.

Idealizada pelo jornalista e imortal acadêmico Roberto Marinho, à guisa de diretrizes sempre cunhadas na proficiência e visão de futuro, não se pode - a despeito de quaisquer eventuais críticas - ignorar a valia da Rede Globo de TV para o Brasil.

Presente no dia-a-dia do telespectador brasileiro, cobriu a chegada do homem à lua; transmitiu a primeira copa do mundo ao vivo, em 1966; fez a primeira transmissão via satélite em 1968, com o lançamento da nave espacial Apolo 9 e realizou a primeira operação em rede no país, em 1969, com o Jornal Nacional.

A par todo esse êxito de suas 113 afiliadas no território nacional, sobrepõe-se o seu trabalho social. Para a Rede Globo, a indústria televisiva caminha lado a lado com um sério compromisso social, não perdendo de vista a realidade do país.

Entre os projetos e ações sociais que desenvolve, está o campanha Criança Esperança, serviço público realizado há 16 anos. Além de arrecadar fundos para o Unicef aplicar no Brasil, o programa objetiva conscientizar e mobilizar a população e as autoridades para a situação da maioria da população jovem brasileira e, ainda, divulgar os direitos da criança.

Seguindo a linha social, a Rede Globo foi pioneira em campanha preventiva contra a AIDS, criou a Ação Global, em parceria com o SESI, catalisando o esforço voluntário da sociedade para oferecer às comunidades carentes a oportunidade de obter documentos, de receber cuidados médicos, assistência jurídica e informações sobre saúde de uma maneira geral.

Parabéns à Rede Globo de Televisão, cujos méritos são muitos, responsáveis que foram, inclusive, por uma reordenação profunda nas estruturas sociais do País.

Esse era o registro a fazer.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2005 - Página 13058