Pronunciamento de Ribamar Fiquene em 01/06/2005
Discurso durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Defesa da criação do Estado do Maranhão do Sul.
- Autor
- Ribamar Fiquene (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
- Nome completo: José de Ribamar Fiquene
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DIVISÃO TERRITORIAL.:
- Defesa da criação do Estado do Maranhão do Sul.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/06/2005 - Página 17093
- Assunto
- Outros > DIVISÃO TERRITORIAL.
- Indexação
-
- DEFESA, DIVISÃO TERRITORIAL, ESTADO DO MARANHÃO (MA), JUSTIFICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ATENDIMENTO, INTERESSE, POPULAÇÃO, REGIÃO.
O SR. RIBAMAR FIQUENE (PMDB - MA. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é forte a intenção de dizer que a democracia brasileira assume o ponto exponencial com a representatividade popular.
Vale como mérito de grandeza nacional servir à Pátria, neste Senado, com abnegação e civismo. É com esse primado que retorno ao excelso Senado Federal, substituindo, por alguns dias, o preclaro Senador João Alberto, do PMDB, como eu.
Valho-me da experiência que passei como Promotor de Justiça, Juiz de Direito, Reitor Universitário, Prefeito de Imperatriz, Vice-Governador e Governador do Maranhão, procurando sempre trazer a contribuição modesta.
O Brasil é imenso pela densidade territorial e populacional. Os Constituintes da Carta Magna de 1988 estabeleceram as regras ao desmembramento estadual como contribuição brilhante ao anseio e à necessidade do povo brasileiro. Tornou-se imperiosa a divisão territorial dos Estados para unir mais, crescer mais, amenizar mais as dificuldades e integrar mais o verdadeiro sentido patriótico.
No Brasil, os exemplos se acumulam, trazendo a clareza existencial do que ocorreu ultimamente com os Estados do Tocantins e do Mato Grosso do Sul, atendendo o desejo da população interessada. Por que não, agora, o Estado do Maranhão do Sul? É de suma importância a criação desse Estado, como de outros pleiteados no Congresso Nacional.
Falo não só como Senador, mas também como presidente do Comitê Interpartidário do Maranhão do Sul, pois fui para tanto indicado por 24 partidos políticos que atuam no futuro Estado do Maranhão do Sul.
Os 49 Municípios do vindouro Estado do Maranhão do Sul têm potencialidade econômica perfeitamente ajustada aos interesses nacionais. Têm um pouco mais de um milhão de habitantes e quase 700 mil eleitores.
Cabe, então, usar o lema da democracia, ou seja, governar com o povo e pelo povo para progredir.
O Senado é a fonte inspiradora da destinação da Pátria.
O Senado condiz perfeitamente com a trincheira democrática da legalidade brasileira.
O Senado avulta a esperança de tempos vindouros à continuidade de desenvolvimento nacional.
O Senado é a manifestação legítima do povo brasileiro, que se determina à vontade de crescer.
Desejo congratular-me com o Maranhão, por intermédio dos eminentes Senadores José Sarney, João Alberto, Roseana Sarney e Edison Lobão, com o meu reconhecimento e apreço.
Destaco as minhas homenagens a todas as eminentes Senadoras e aos eminentes Senadores e digo que sou um apreciador da dedicação e competência de todos.
Tudo que venha beneficiar ou soerguer o Maranhão e o Brasil terá a minha aprovação.
A visão amplificada do mundo ressalta a grandeza deste País com união e democracia.
O Congresso Nacional dimensiona os meios aos objetivos crescentes e altaneiros.
A educação é o marco determinativo e consubstancial ao aperfeiçoamento.
Muito obrigado.