Discurso durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Réplica ao pronunciamento da Senadora Ana Júlia Carepa.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Réplica ao pronunciamento da Senadora Ana Júlia Carepa.
Publicação
Publicação no DSF de 02/06/2005 - Página 17105
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O LIBERAL, ESTADO DO PARA (PA), AUSENCIA, PERSEGUIÇÃO, NATUREZA POLITICA, ANA JULIA CAREPA, SENADOR, CANDIDATO, INSUCESSO, PREFEITO DE CAPITAL.
  • ESCLARECIMENTOS, EXISTENCIA, PROCESSO JUDICIAL, REU, ORADOR, INJUSTIÇA, PREJUIZO, ATUAÇÃO, NATUREZA POLITICA.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero dizer às nobres Srªs e Srs. Senadores que tenho a consciência tranqüila. Nada tenho a dever. A Senadora fez referência a várias acusações. Não fiz, nominalmente, nenhuma referência. Apenas citei o artigo do jornal O Liberal, do meu Estado. Citei a questão de campanha porque está no site do TSE a prestação de contas onde consta como doadora de campanha a empresa holandesa que grilou as terras. Está na Internet, está na prestação de contas. Com relação à minha pessoa, estou tranqüilo. Não tenho nada a dever. Por quase 40 anos, militei na iniciativa privada. Não tenho nenhum processo, a não ser essa questão que ocorreu em novembro por uma ação política. Estou esperando que o processo que está na Procuradoria-Geral seja ou não acolhido. Se for acolhido, estou sereno, porque tenho a consciência tranqüila de que não devo nada à Justiça, nunca cometi uma ilegalidade. Então estou tranqüilo com relação a isso.

Não vejo nenhum motivo para que a Senadora tenha levantado a questão política. Se ela é ou não candidata no meu Estado, eu não estou preocupado com essa questão. Se tive a informação de que ela não seria candidata, ou não é candidata no Estado do Pará, apenas fiz referência a uma reportagem do jornal O Liberal, que é o jornal de maior circulação no Estado, e à questão da própria prestação de contas que a Senadora fez por ocasião da sua campanha à Prefeitura de Belém.

Com relação - como disse - ao processo em que politicamente eu fui injustiçado mencionado pela Senadora, eu o comparo - é preciso que se diga - aos dois casos veiculados pela imprensa, pela mídia nacional agora, recentemente, esta semana, dois casos de pessoas que foram inocentemente presas, algemadas, expostas à execração pública e, depois, 24 horas, 48 horas depois, ficou comprovado que não tinham nada a ver com o processo. Tratava-se de uma aluna e um professor da UnB que não tinham nada a ver com o processo. E aí eu quero saber quem vai responder para a sociedade brasileira pelo erro que cometeu a Polícia Federal ou o Ministério Público. Quem vai responder?

Estou esperando, tranqüilamente, que seja dita a verdade. Tenho plena consciência e tranqüilidade de que ela vai ser revelada assim que o processo for julgado. Estou aqui esperando que isso ocorra. Peço a Deus que ocorra o mais breve possível, porque aí sim vou fazer um pronunciamento e, tão logo seja submetido a julgamento ou arquivado, vou me pronunciar para os meus Pares.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/06/2005 - Página 17105