Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Confronto entre a cavalaria da Polícia Militar e a marcha dos sem-terra, ocorrido há pouco em frente ao Congresso Nacional. Esclarecimentos sobre a classificação brasileira de ocupações, resultado de pesquisa realizada pelo governo anterior. Defesa da investigação das recentes denuncias vinculadas pela imprensa.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. SENADO.:
  • Confronto entre a cavalaria da Polícia Militar e a marcha dos sem-terra, ocorrido há pouco em frente ao Congresso Nacional. Esclarecimentos sobre a classificação brasileira de ocupações, resultado de pesquisa realizada pelo governo anterior. Defesa da investigação das recentes denuncias vinculadas pela imprensa.
Aparteantes
Aloizio Mercadante, Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2005 - Página 15098
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, OCORRENCIA, CONFLITO, POLICIAL MILITAR, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, MARCHA, SEM-TERRA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), INTERFERENCIA, CONGRESSISTA, ORADOR, IMPORTANCIA, MANUTENÇÃO, PAZ, DIALOGO, MOVIMENTO TRABALHISTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRESIDENTE, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS.
  • ESCLARECIMENTOS, DENUNCIA, PARTIDO POLITICO, OPOSIÇÃO, REFERENCIA, DIVULGAÇÃO, INTERNET, CLASSIFICAÇÃO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE), PROFISSÃO, INCLUSÃO, PROSTITUIÇÃO, REGISTRO, INICIATIVA, GOVERNO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • CUMPRIMENTO, PRESENÇA, SENADO, DELEGAÇÃO, UNIÃO EUROPEIA.
  • COMENTARIO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, IRREGULARIDADE, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), LEGISLATIVO, EXECUTIVO, ESTADO DE RONDONIA (RO), IMPORTANCIA, DIVULGAÇÃO, TELEVISÃO, IMPRENSA, AUSENCIA, CENSURA, ESCLARECIMENTOS, POPULAÇÃO, ANUNCIO, REUNIÃO, BANCADA, SENADO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DECISÃO, POSIÇÃO, REFERENCIA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar, eu gostaria de fazer referência à manifestação ocorrida há pouco na Esplanada dos Ministérios, diante do Congresso Nacional. Por pouco, não se desenvolveu um incidente grave com a cavalaria da Polícia Militar, acredito que seja do Distrito Federal, uma vez que no momento em que o helicóptero - não sei se do Exército ou da Polícia Militar - sobrevoou muito baixo sobre a manifestação do MST e, como havia uma tropa de policiais militares armados de espada muito próximos da manifestação, a conjunção daquela imagem fez com que muitos dos manifestantes ficassem um tanto irritados. Sentindo-se provocados, alguns lançaram objetos sobre os policiais, os quais começaram a avançar a cavalo e com espadas empunhadas sobre os manifestantes.

Entretanto, pelo menos cinco deputados federais, a Senadora Heloísa Helena e eu próprio nos posicionamos à frente dos cavalarianos e pedimos aos oficiais responsáveis que acalmassem todas as partes. Felizmente, a manifestação voltou a ser realizada com a devida calma. Considero muito importante o diálogo entre o Presidente da República e os Presidentes das duas Casas do Congresso Nacional, Renan Calheiros e Severino Cavalcanti, e inúmeros Parlamentares que conversaram com os representantes da Marcha do MST.

Sr. Presidente, gostaria de fazer uma reflexão, porque em certas ocasiões, como a da semana passada, há um verdadeiro furor oposicionista. Vou me referir a um episódio inclusive sobre o qual o Senador Romeu Tuma se pronunciou, juntamente com o Líder Arthur Virgílio, a Senadora Heloísa Helena, quando o Senador Antero Paes de Barros fez aqui uma denúncia que em suas palavras seria a mais grave em relação ao Governo do Presidente Lula, pois estava no site do Ministério do Trabalho, na classificação brasileira de ocupações, a descrição minuciosa do que era a prostituição, a venda do corpo das pessoas.

Ora, Sr. Presidente, eu fui conversar com o Ministro Ricardo Berzoini a respeito e verifiquei que a classificação brasileira de ocupações foi uma iniciativa tomada em 1996 pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso; e em 10 de outubro de 2002, o Ministro Paulo Jobim anunciou a classificação brasileira de ocupações feita 30 anos depois da última. Portanto ela foi atualizada. Sete mil pessoas trabalharam entre 1996 e 2002, pesquisando todas as atividades humanas no País, desde professor, engenheiro, eletricista, parteira, pajé, todas, inclusive aquelas pessoas que vivem profissionalmente do sexo. Então havia a descrição do que são essas pessoas. Isso serve inclusive para que o IBGE possa fazer perguntas às pessoas sobre quais são suas ocupações e depois registrar quantas pessoas se ocupam de que forma no Brasil. Portanto, se o Senador Antero Paes de Barros estava fazendo uma denúncia tão grave, era sobre o Governo Fernando Henrique, sobre o que fez o Ministro Paulo Jobim. Mas eu não vi aquilo senão como uma forma de simplesmente definir o que fazem as pessoas, até para que todos saibamos e tomemos as medidas necessárias para diminuir, se possível até consideravelmente, a prostituição neste País.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2005 - Página 15098