Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Grave crise intitucional no Estado de Rondônia. Critica à banalização das denuncias de corrupção no governo federal.

Autor
Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO FEDERAL.:
  • Grave crise intitucional no Estado de Rondônia. Critica à banalização das denuncias de corrupção no governo federal.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2005 - Página 15103
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO FEDERAL.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, POVO, ESTADO DE RONDONIA (RO), VITIMA, CRIME, CLASSE POLITICA, APOIO, ATUAÇÃO, COMISSÃO EXTERNA.
  • IMPORTANCIA, PROVIDENCIA, INVESTIGAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL, CONGRATULAÇÕES, DISCURSO, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR.

A SRª HELOÍSA HELENA (P-SOL - AL. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é evidente que temos a obrigação de abraçar o povo de Rondônia, que está passando por uma situação muito difícil neste momento. É evidente que delinqüentes de luxo existem em outros Estados, existem em Alagoas, no Rio Grande do Sul, em São Paulo, enfim, estão espalhados por todo o Brasil. Assim, manifesto nossa total solidariedade ao povo de Rondônia e considero a idéia da Comissão extremamente importante.

Contudo, a única coisa que não podemos deixar passar é o seguinte: a banalização e a naturalização de um fato que está acontecendo, de denúncias gravíssimas de corrupção no Governo Federal. E, como não há gente entrando para quebrar o Congresso Nacional ou invadir o Palácio do Planalto, se naturalizam denúncias extremamente graves.

Então, se o Governador é ladrão, se há deputado ladrão, abre-se procedimento investigatório, coloca-se para fora, convoca-se nova eleição. O que não se pode é evitar... Para termos autoridade moral para metermos o dedo na ferida do outro, precisamos ter condição de viabilizar que os outros investiguem os supostos podres do outro lado também.

É por isso que quero saudar V. Exª com entusiasmo, Senador Cristovam Buarque, por sua fala. Não poderia deixar de fazê-lo. Apóio inclusive todos os procedimentos investigatórios que forem necessários, porque não podemos aceitar que, diante de tantas denúncias de corrupção... Todos os dias há uma minúcia ou um detalhamento de corrupção, Onde se aperta no Governo, sai secreção purulenta. Não é possível que, porque o povo não está invadindo o Palácio do Planalto, nem invadindo e quebrando o Congresso Nacional, façamos de conta que não existem denúncias gravíssimas a serem apuradas em qualquer setor.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2005 - Página 15103