Discurso durante a 74ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discordâncias com o teor do discurso do Senador Garibaldi Alves Filho sobre a transposição das águas do rio São Francisco.

Autor
Teotonio Vilela Filho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: Teotonio Brandão Vilela Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Discordâncias com o teor do discurso do Senador Garibaldi Alves Filho sobre a transposição das águas do rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2005 - Página 17681
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • COMENTARIO, DISCURSO, SENADOR, REITERAÇÃO, OPINIÃO, ORADOR, AUSENCIA, BENEFICIO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ESTADO DO CEARA (CE), ESTADO DA PARAIBA (PB), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, PREVISÃO, CONTINUAÇÃO, PROBLEMA, DISTRIBUIÇÃO, RECURSOS HIDRICOS.

O SR. TEOTONIO VILELA FILHO (PSDB - AL. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sou testemunha de que, quando o Senador Garibaldi Alves Filho foi Governador do seu Estado, fez um trabalho admirável em relação às águas, à distribuição de águas por meio de pequenas adutoras, um programa de cisternas, de pequenos reservatórios. Tudo que o Governo Lula prometeu e não está fazendo o Senador Garibaldi Alves Filho fez, quando Governador do seu Estado.

            Assim, fico muito à vontade para criticar a postura do Senador Garibaldi Alves Filho, quando aceita a argumentação de que o Governo Federal fará um bem ao Estado do Rio Grande do Norte com o projeto da transposição.

            Digo a V. Exª, Senador Garibaldi Alves Filho: essa transposição fará um grande mal ao Estado do Rio Grande do Norte, como também ao Ceará, à Paraíba, a Pernambuco e ao Brasil. Esses R$7 bilhões - porque, na verdade, os R$5 bilhões que o Governo anuncia não estão corrigidos - poderiam beneficiar muito mais a população do Nordeste como um todo, se fossem destinados às pequenas obras, para que realmente se levasse água à população difusa do semi-árido. A transposição não vai levar uma cuia d’água para quem tem sede no semi-árido, não vai atender a população difusa. Ela vai levar água para locais onde esta já existe; está fadada a ser um elefante branco inconcluso, desnecessário e inservível.

            O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Senador Teotonio Vivela Filho...

O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Infelizmente, não há aparte para explicação pessoal.

O SR. TEOTONIO VILELA FILHO (PSDB - AL) - Portanto, quero aqui referendar as palavras ditas pelo Senador Garibaldi Alves Filho. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2005 - Página 17681