Discurso durante a 75ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcrição de artigo da autoria de Augusto Nunes, intitulado "Ainda bem que o Barão não viu essa", publicado no Jornal do Brasil, edição de 12 de maio último.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Transcrição de artigo da autoria de Augusto Nunes, intitulado "Ainda bem que o Barão não viu essa", publicado no Jornal do Brasil, edição de 12 de maio último.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/2005 - Página 17830
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CRITICA, POLITICA EXTERNA, GOVERNO BRASILEIRO.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “Ainda bem que o Barão não viu essa”, de autoria do articulista Augusto Nunes, publicado no Jornal do Brasil, na sua edição de 12 de maio do corrente.

O artigo mostra que ninguém superou em sensatez, perspicácia, esperteza e eficiência o Barão do Rio Branco, que comandou o Ministério das Relações Exteriores entre 1902 e 1912. Foi dessa forma que o Barão do Rio Branco desenhou a alma e o estilo do Itamaraty. No entanto, como diz o articulista:

Com a era Lula, foram-se a discrição, o sigilo conveniente, a elegância, o profissionalismo e outras virtudes do serviço diplomático brasileiro. Chegou a vez do palavrório, das trapalhadas, da gafe impertinente, da arrogância, da gabolice.

Para que conste dos Anais do Senado da República, requeiro, Sr. Presidente, que o artigo acima citado passe a integrar este pronunciamento.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR LEONEL PAVAN EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“Ainda bem que o Barão não viu essa” (Jornal do Brasil)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/2005 - Página 17830