Discurso durante a 75ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcrição de matéria escrita pelo jornalista Fernando Rodrigues, intitulada "A crise política transborda", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 23 de maio último.

Autor
Teotonio Vilela Filho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: Teotonio Brandão Vilela Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Transcrição de matéria escrita pelo jornalista Fernando Rodrigues, intitulada "A crise política transborda", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 23 de maio último.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/2005 - Página 17834
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, POLITICA EXTERNA, GOVERNO BRASILEIRO, CANCELAMENTO, PRESENÇA, MINISTRO DE ESTADO, DELEGAÇÃO BRASILEIRA, VIAGEM, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DESTINO, PAIS ESTRANGEIRO, COREIA DO SUL, MOTIVO, PRIORIDADE, TENTATIVA, IMPEDIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), PREJUIZO, REPUTAÇÃO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS.

O SR. TEOTONIO VILELA FILHO (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar a matéria, escrita pelo jornalista Fernando Rodrigues, intitulada “A crise política transborda”, publicada no jornal Folha de S. Paulo, na edição de 23 de maio do corrente.

Na matéria, o jornalista, que foi enviado para realizar a cobertura do Presidente em sua viagem a Seul, capital da Coréia do Sul, diz estranhar o fato que resultou na diminuição da comitiva presidencial. Dos 36 Ministros convidados, somente 12 viajaram.

Segue dizendo que o motivo claro da desidratação na comitiva presidencial foi a prioridade do Governo em abafar a CPI dos Correios. E prossegue: “Falta de previsibilidade, cancelamentos em cima da hora, desorganização. Eis aí três coisas que não combinam com a cultura oriental.”

E finaliza: “Não bastará uma propaganda à la Duda Mendonça para lustrar a imagem do Governo. São necessários atos concretos.”

Concluindo, Sr. Presidente, requeiro que o referido artigo seja considerado como parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR TEOTONIO VILELA FILHO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“A crise política transborda” (Folha de S.Paulo)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/2005 - Página 17834