Discurso durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminha à Mesa requerimento comunicando o afastamento do Partido Trabalhista Brasileiro do Bloco de Apoio ao Governo.

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Encaminha à Mesa requerimento comunicando o afastamento do Partido Trabalhista Brasileiro do Bloco de Apoio ao Governo.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2005 - Página 18755
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REGISTRO, AFASTAMENTO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), APOIO, GOVERNO FEDERAL, OBJETIVO, INDEPENDENCIA, NATUREZA POLITICA, PARTICIPAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, CONGRESSISTA, GOVERNO.
  • DEFESA, PERMANENCIA, CARGO PUBLICO, LIDER, GOVERNO FEDERAL, CONGRESSO NACIONAL, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TURISMO.

O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (Bloco/PTB - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente Renan Calheiros, agradeço a sua generosidade.

Informo ao Plenário desta Casa que, esta tarde, a Bancada do PTB no Senado tomou, serena e tranqüilamente, a decisão de, democraticamente, afastar-se do Bloco de Apoio ao Governo. Entendemos que, com isso, o Partido poderá agir com maior independência no plenário, atuando conforme suas decisões internas. Queremos informar mais: a decisão de sair da Base do Governo foi tomada aqui porque também foi decidido aqui dentro... Perdão, do Bloco de Apoio... Na Base do Governo ainda permaneceremos, porque esse foi um compromisso assumido com o Presidente Lula.

Porém, se nos gabinetes do Governo decidir-se pela requalificação da Base, que nos informem para que possamos, também serenamente, de cabeça erguida, nos retirar. Hoje, aqui, estamos respondendo a um anseio. O PTB quer participar de todas as investigações, de todas as CPIs: CPI dos Correios, CPI do mensalão, outras CPIs... Tomei conhecimento que o Senador Jefferson Péres está recolhendo assinaturas. Quero, ao final da minha manifestação, colocar ali, também, a minha assinatura e não retirá-la, como não retirei qualquer assinatura neste breve período em que exerço o meu mandato.

Quero ainda registrar, Sr. Presidente, que o PTB é o maior interessado em esclarecer todos esses fatos. Assistimos a muitas acusações, a muitas manifestações. Já vi muitos companheiros tristes e angustiados por eventuais acusações, por passarem por situações complexas, águas turbulentas, aguardando momento mais sereno. Não tenho nenhuma procuração, não fui autorizado. Com certeza, nem me daria, porque não necessita, o Deputado Roberto Jefferson, para defendê-lo. Sua defesa, ele a fará na hora certa. Mas entendo, de qualquer maneira, que todas as manifestações feitas a ele, contra ou a favor, inclusive as dele próprias, ele terá oportunidade de as rebater quando convocado para depor na CPI. Por esta razão, deixo claro que esta decisão foi tomada aqui na Bancada do PTB.

Nós queremos agir com independência. Não queremos ser más companhias, não queremos ser companhias incômodas ao Governo, porém deixamos claro aqui o nosso apoio sincero, disciplinado, interessado apenas na governabilidade para o Presidente Lula. Temos compromisso com o Presidente Lula e o PTB, aqui no Senado, permanece na Base do Governo Lula enquanto o Presidente considerar importante a ele e à governabilidade a nossa presença. Esse é um compromisso que assumimos com ele e vamos mantê-lo. Estaremos aqui ao seu lado enquanto ele precisar do nosso apoio.

Quero informar, Sr. Presidente, que já está sobre a mesa um documento assinado por mim e pelo Senador Fernando Bezerra. Não tem a assinatura do Senador Mozarildo, porque ele está em sua terra, porém nos autorizou a proceder desta maneira.

O PTB, portanto, desliga-se do Bloco de Apoio, mas permanece serenamente na Base. Eu, pessoal e particularmente, tenho defendido a entrega de todos os cargos, à exceção daqueles cuja responsabilidade de indicação é do Governo. O Ministro Mares Guia é escolha pessoal do Presidente Lula. O Senador Fernando Bezerra é escolha da Base do Congresso e, portanto, também escolha do Presidente. É dele a responsabilidade de optar pela permanência do Senador Fernando Bezerra como Líder do Governo aqui no Congresso e do Ministro Walfrido Mares Guia.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2005 - Página 18755