Discurso durante a 79ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Importância do pronunciamento do Presidente Lula na abertura do Congresso da ONU que trata da corrupção no mundo. Preocupação com um eventual desabastecimento de gás natural no Brasil, em virtude da crise institucional que atinge a Bolívia. (como Líder)

Autor
Delcídio do Amaral (PT - Partido dos Trabalhadores/MS)
Nome completo: Delcídio do Amaral Gomez
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT). POLITICA ENERGETICA.:
  • Importância do pronunciamento do Presidente Lula na abertura do Congresso da ONU que trata da corrupção no mundo. Preocupação com um eventual desabastecimento de gás natural no Brasil, em virtude da crise institucional que atinge a Bolívia. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2005 - Página 19165
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT). POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • ELOGIO, DISCURSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OPORTUNIDADE, ABERTURA, CONGRESSO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), ANUNCIO, PROVIDENCIA, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO.
  • INFORMAÇÃO, ENTREGA, RELAÇÃO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), BANCADA, APOIO, PARTICIPAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
  • REGISTRO, INICIATIVA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CAMARA DOS DEPUTADOS, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, MESADA, PROPINA.
  • APREENSÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), SUPRIMENTO, GAS NATURAL, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, MOTIVO, CRISE, EXPECTATIVA, SOLUÇÃO, POLITICA EXTERNA.

O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem, até muito rapidamente, e também fazendo coro ao próprio discurso do Senador Eduardo Suplicy, procurei registrar a importância do pronunciamento do Presidente Lula na abertura do Congresso da ONU que trata da corrupção no mundo. Cumpre destacar a clareza, a lucidez do depoimento do Presidente da República, demonstrando claramente o rigor com que ele vai tratar essas denúncias e exige de todos os seus liderados esse mesmo rigor, doa a quem doer, e, se for necessário, adotar as medidas que venham a cortar a nossa própria carne.

Esse discurso foi registrado nos Anais do Senado, e é importante, meu caro Senador Mão Santa, que falou sobre o PMDB, o PMDB de V. Exª, o registro importante do Governador Requião, do Paraná, falando especificamente sobre este momento que vivemos: “Eu conheço o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva há quarenta anos e acredito na sua integridade. Ele é um homem acima de qualquer suspeita”, disse o Governador.

Isso muito nos honra, partindo, principalmente, de uma liderança e do homem público que é o Governador Requião.

Hoje à tarde, vamos instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito. Todos os nomes foram encaminhados ao Senador Renan Calheiros. Quero até registrar, meu caro Presidente, que a Bancada do PT no Senado e do Bloco de apoio ao Governo, entregou, religiosamente, às 18 horas, a relação com os nossos titulares e os nossos suplentes. E gostaria também, Sr. Presidente, de registrar que, a partir de uma iniciativa do PT com os Partidos da base aliada, hoje será encaminhada também a CPI do Mensalão. Uma CPI importante para a Câmara dos Deputados, uma CPI que, no meu ponto de vista, e até em função do Regimento Interno, no seu art. 143, restringe essas apurações à Câmara dos Deputados. Muito provavelmente os Líderes do PT e da base vão estar apresentando as assinaturas da famosa CPI do Mensalão.

Com isso, Sr. Presidente, sem nenhum temor, sem nenhuma preocupação, pautados pelo discurso sensato, transparente, determinado do Presidente Lula, não tenho dúvida nenhuma que as duas Casas Legislativas, que foram noticiadas ao longo das últimas semanas, com certeza absoluta, Sr. Presidente, mostraremos à sociedade o comportamento do nosso Governo, o comportamento do nosso Partido e dos Partidos aliados, demonstrando a lisura do Governo do Presidente Lula e o seu compromisso com todos os cidadãos brasileiros.

Sr. Presidente, para encerrar, saindo dessa discussão das CPIs, eu não poderia deixar de registrar este momento e destacar uma grande preocupação de muitos brasileiros: a situação enfrentada pela Bolívia hoje. Sr. Presidente, a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia manifestaram suas inquietações com relação ao suprimento de gás natural ao Brasil. Hoje, a Bolívia fornece 24 milhões de metros cúbicos de gás para o Brasil. Os últimos acontecimentos na Bolívia podem, eventualmente...

(Interrupção do som.)

O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS) - ...levar, Sr. Presidente, à perda no suprimento de gás natural não apenas para atender as usinas de energia, mas também as indústrias, o comércio e as residências. É um fato absolutamente delicado, um assunto de fundamental importância para os nossos irmãos bolivianos. Não tenho dúvida de que a diplomacia brasileira, Sr. Presidente, terá uma grande responsabilidade junto à diplomacia de outros países da América do Sul no sentido de buscar uma solução, respeitando a história dos nossos irmãos bolivianos, respeitando a autonomia daquele país irmão, no sentido de encontrar - e eu espero que o bom senso prevaleça - uma solução que busque a paz na Bolívia e não impeça que vários investimentos projetados para a Bolívia se encerrem em função dessa instabilidade.

O momento é muito delicado, o momento é de extrema importância e não só para a Bolívia e o Brasil. E eu confio na Ministra Dilma Rousseff, confio na nossa diplomacia, para que nós todos, irmanados, venhamos encontrar uma solução harmônica, mas, acima de tudo, uma solução democrática na vida e na construção do futuro dos nossos irmãos e irmãs bolivianas.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2005 - Página 19165