Discurso durante a 74ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentarios sobre o encontro do Presidente do Senado com o Presidente da República para discutir uma agenda de interesse nacional.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA NACIONAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).:
  • Comentarios sobre o encontro do Presidente do Senado com o Presidente da República para discutir uma agenda de interesse nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2005 - Página 17698
Assunto
Outros > POLITICA NACIONAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
Indexação
  • CUMPRIMENTO, PRESIDENTE, SENADO, ELOGIO, ATUAÇÃO, DIALOGO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAUTA, CONGRESSO NACIONAL, BENEFICIO, INTERESSE NACIONAL.
  • EXPECTATIVA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, ENTENDIMENTO, LIDERANÇA, SUPLANTAÇÃO, IMPASSE, TRABALHO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), AUSENCIA, PARALISAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Cumprimento V. Exª pela forma como encaminhou ao Presidente, nesse diálogo tão importante, uma agenda de procedimentos para que o Congresso Nacional possa caminhar positivamente. É muito importante que V. Exª tenha ouvido do Presidente essa ponderação com respeito à questão da CPI. Hoje pela manhã, conversei com V. Exª, e gostaria de aqui transmitir abertamente. Inclusive quero cumprimentá-lo pela maneira como tem se conduzido relativamente a esse aspecto. Mas sabe V. Exª que estamos vivendo um impasse. Um impasse entre a Situação, a Base Aliada, e a Oposição. Tenho hoje a convicção de transmitir a V. Exª que poderá estar em suas mãos a superação desse impasse pelo bom senso, pelo descortino e pela maneira como V. Exª poderá reunir os Líderes. Há pouco, o Senador Arthur Virgílio disse que já houve um diálogo com V. Exª. Mas avalio que possa haver uma reunião dos Líderes de todos os Partidos da Base Aliada e da Oposição antes da reunião da Comissão de Constituição e Justiça, na terça-feira. Trata-se de uma decisão da Câmara dos Deputados, mas que afeta também o Senado Federal. Portanto, todos estamos envolvidos. Transmiti a V. Exª em que acredito. V. Exª pode ter um papel fundamental nesse entendimento, o que será importante para o bem do Presidente Lula, para o bem do Partido a que eu e Sua Excelência pertencemos, o Partido dos Trabalhadores. No entanto, trata-se de uma questão que supera nossos Partidos, o Partido de V. Exª, o PMDB, o PSDB, o PFL, o PDT do Senador Jefferson Péres. Penso que se trata de um momento importante. Os passos que V. Exª puder dar contribuirão muito para o entendimento e para que, inclusive, o Congresso Nacional não seja paralisado, para que leve adiante o bom trabalho cuja agenda foi proposta por V. Exª.

Cumprimento V. Exª pela iniciativa.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2005 - Página 17698