Discurso durante a 74ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre o encontro do Presidente do Senado com o Presidente da República para discutir uma agenda de interesse nacional.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA NACIONAL.:
  • Comentários sobre o encontro do Presidente do Senado com o Presidente da República para discutir uma agenda de interesse nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2005 - Página 17702
Assunto
Outros > POLITICA NACIONAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, DIALOGO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INICIATIVA, PROPOSTA, PAUTA, INTERESSE NACIONAL, APOIO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), PREVISÃO, ISENÇÃO, CONDUTA.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a grandeza das coisas sempre está relativa ao ponto de vista, ao objetivo de qualquer um de nós. Eu considero que, na tarde de hoje, V. Exª traz para nós duas ordens de grandeza muito importantes. A primeira delas é o fato de o Presidente do Congresso Nacional conversar com o Presidente da República, apontar a situação do País, discutir sobre esses pontos, independentemente sobre aquilo que esta Casa, a imprensa e a sociedade brasileira têm se pronunciado, têm se manifestado a respeito de limpeza da corrupção. Eu queria me ater a esse primeiro ponto.

Sobre os pontos que V. Exª traz para nós aqui são públicos, tanto de V. Exª, que expressa em vários momentos algumas críticas, algumas diferenças sobre conduções de método da gestão do Estado, não da gestão do Governo. Pontos como esses, inclusive dentro do próprio Governo, são levantados. Fala-se da taxa de juros, fala-se do conjunto das medidas econômicas do Governo, gente do meu partido, a direção do meu partido, Líderes do meu partido têm colocado esses pontos de vista. O próprio Líder do Governo nesta Casa tem levantado pontos sobre isso. Então estou entendendo que não há grandeza maior do que, como Presidente do Congresso Nacional e não como Senador Renan Calheiros, tratar com o Presidente da República essas questões. Essa é a primeira ordem de grandeza.

Sr. Presidente, considero natural o fato de as pessoas desacreditarem que um diálogo dessa natureza entre V. Exª e o Presidente da República possa trazer dúvida quanto a sua eficácia. Mas já ouvi reiteradas vezes que V. Exª tratará com total isenção - e todos aqui temos consciência disso - o que será o resultado da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados sobre a CPI dos Correios.

Sobre isso, entendo que todos nós queremos de imediato uma solução dos fatos. O que importa aqui é apenas discutir a razão dos lados que se colocam, digamos assim, contestando a metodologia, segundo a qual tão grande é a preocupação daqueles que dizem que há interesse de não haver CPI, quanto a inquietação de outros de entender que a referida Comissão pode se transformar numa antecipação das eleições. São justas ambas as preocupações.

Portanto, da minha pequenez, do meu entendimento e da minha capacidade, quero dizer que há muitas Lideranças aqui que, ao falar, não somente no Congresso Nacional, mas em qualquer lugar, já formam por si sós uma opinião.

Encerro, dizendo uma frase atribuída a Winston Churchill, Primeiro-Ministro da Inglaterra no período da 2ª Guerra Mundial: “Não existe a opinião pública; o que existe é opinião publicada”. Ou seja, diga uma coisa reiteradas vezes que, seguramente, alguém vai tratá-la como verdade.

Acredito muito na condução que é feita por V. Exª. Parabéns.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2005 - Página 17702