Discurso durante a 74ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre o encontro do Presidente do Senado com o Presidente da República para discutir uma agenda de interesse nacional.

Autor
Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA NACIONAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).:
  • Comentários sobre o encontro do Presidente do Senado com o Presidente da República para discutir uma agenda de interesse nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2005 - Página 17706
Assunto
Outros > POLITICA NACIONAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, PRESIDENTE, SENADO, APRESENTAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PROPOSTA, PAUTA, INTERESSE NACIONAL, REGISTRO, REIVINDICAÇÃO, POPULAÇÃO, MELHORIA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, COMBATE, CORRUPÇÃO, CUMPRIMENTO, CONGRESSO NACIONAL, FUNÇÃO LEGISLATIVA, FUNÇÃO FISCALIZADORA.
  • REGISTRO, ASSINATURA, ORADOR, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), AUSENCIA, RECEBIMENTO, LOBBY.

O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PL - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, agradeço a benevolência de V. Exª, uma vez que o tempo está se expirando, em função desse novo compromisso que V. Exª terá daqui a pouco, assim como alguns Senadores desta Casa.

Eu não poderia deixar de voltar ao Plenário - estava no meu gabinete assistindo a tudo pela televisão, pois fiz uma cirurgia de joelho ontem e não posso ficar em pé por muito tempo - para cumprimentar V. Exª pelo momento. Com isso que V. Exª pôs, expôs e de certa forma propôs, não somente para o Senado, mas para as duas Casas e para o próprio Governo em si, acaba fazendo um gol de placa. Todos sabemos da lisura com que V. Exª tem conduzido o seu mandato, deste o primeiro dia, dentro deste processo turbulento que estamos vivendo em função dos acontecimentos.

É verdade que as ruas estão gritando para que esse tipo de agenda apresentada por V. Exª aconteça rapidamente, porque a esperança do povo, quando do advento das urnas, era de que teríamos uma baixa na corrupção, de que derrubaríamos os índices daqueles miseráveis que passam fome neste País e de que os bancos passariam a arrecadar menos e a cumprir um papel social no Brasil. A despeito do que foi feito nesses dois anos, há um grito também nas ruas neste momento. O Presidente Lula, por quem tenho o maior respeito e carinho e em quem acredito, não precisa temer este momento.

O Parlamento brasileiro tem duas prerrogativas: uma é fiscalizar, a outra é legislar. V. Exª, na sua fala, dá uma demonstração disso. Entretanto, não podemos tapar os nossos ouvidos para o clamor das ruas por duas questões: que ocorra essa agenda que V. Exª falou e que ocorra também uma agenda investigativa no cumprimento da função do Parlamento, diante do que estamos vendo ocorrer neste País.

Assinei o requerimento para a criação desta CPI e não recebi pressão de ninguém. Assinarei quantas vierem, porque entendo que, constitucionalmente, cumpro meu papel com a Nação brasileira, com o povo do meu Estado e com a voz rouca das ruas, que começa a clamar de maneira tal que não podemos nos portar como surdos.

Cumprimento V. Exª, Sr. Presidente, pela proposta e, acima de tudo, por entender este momento. Estou feliz por V. Exª ter trazido essas conclusões após o encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Reafirmo que Sua Excelência, por conta da sua própria história, não tem nada a temer neste processo turbulento e necessário de investigação que vive a Nação brasileira.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2005 - Página 17706