Discurso durante a 85ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários aos artigos "Degradação política" e "Fadiga dos metais", publicados nos jornais Folha de S.Paulo e Correio Braziliense, edições de 21 e 22 de maio último, respectivamente.

Autor
Reginaldo Duarte (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: José Reginaldo Duarte
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários aos artigos "Degradação política" e "Fadiga dos metais", publicados nos jornais Folha de S.Paulo e Correio Braziliense, edições de 21 e 22 de maio último, respectivamente.
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/2005 - Página 20282
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), CRITICA, INCOMPETENCIA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, RELACIONAMENTO, LEGISLATIVO, TENTATIVA, MANIPULAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), EXPECTATIVA, CRISE, NATUREZA POLITICA, AMEAÇA, ESTABILIDADE, ECONOMIA, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA, PAIS.

O SR. REGINALDO DUARTE (PSDB - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar o artigo intitulado “Degradação política”, de autoria do articulista Fernando Rodrigues, publicado no jornal Folha de São Paulo do último dia 21 de maio do corrente.

Marcado pelo desajuste administrativo de um governo incompetente, o panorama atual da política brasileira tem se caracterizado por escândalos de corrupção e um descompasso total entre ações do Executivo e do Legislativo.

O autor afirma que a estabilidade econômica, baseada exclusivamente por uma ortodoxia extremada do Banco Central, pode ser atingida duramente pela atual desordem política do governo: “Ocorre que, em alguns momentos, a crise política transborda e contamina a economia. Quando, e se, isso acontecer, será rápido e fulminante.”

Sr. Presidente, requeiro que o artigo citado seja considerado parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Também ocupo a tribuna, Sr. Presidente, neste momento para comentar o artigo intitulado “Fadiga dos metais” de autoria do ex-Ministro do STF Mauricio Correia, publicado no jornal Correio Braziliense do último dia 22 de maio do corrente.

O artigo comenta as tentativas do governo de impedir a instalação da CPI destinada à apuração de atos de corrupção envolvendo a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Aponta também o erro político da base do governo no Senado Federal em rejeitar o nome do consagrado jurista Alexandre de Moraes, indicado pela Câmara dos Deputados, para fazer parte do Conselho Nacional de Justiça.

O autor alerta para a desordem política e fadiga administrativa do atual governo e que a sua apatia pode comprometer a estabilidade das instituições democráticas do país.

Sr. Presidente, requeiro que o artigo citado seja considerado parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que tinha a dizer.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR REGINALDO DUARTE EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matérias referidas:

“Degradação política”;

“Fadiga dos metais”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/2005 - Página 20282