Discurso durante a 85ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários ao artigo "Lula sob a luz da História", publicado no jornal O Globo, edição de hoje.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Comentários ao artigo "Lula sob a luz da História", publicado no jornal O Globo, edição de hoje.
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/2005 - Página 20294
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ANALISE, GRAVIDADE, CRISE, NATUREZA POLITICA, PAIS, COMPARAÇÃO, EXPERIENCIA, ANTERIORIDADE, ATUALIDADE, GOVERNO, QUESTIONAMENTO, POSSIBILIDADE, INTERRUPÇÃO, MANDATO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, os últimos acontecimentos envolvendo o Governo do Presidente Lula têm sido analisados sob os mais diversos ângulos.

Cientistas políticos, sociólogos, a classe política e a própria população têm oferecido suas versões sobre o que está ocorrendo dentro de um partido que chegou ao poder com uma proposta de governo que pretendia mudar os rumos do país.

Nessa sexta-feira o jornal O Globo publica artigo do professor de ciência política na Escola de Pós-Graduação de Economia da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, Octávio Amorim Neto, que faço questão de registrar.

Intitulado “Lula sob a luz da História” o professor faz uma avaliação do que considera uma “gravíssima crise” enfrentada pelo governo Lula.

Ao longo de seu artigo, o professor Octávio Amorim Neto compara os sucessivos presidentes democráticos, que governaram o Brasil entre 1946 e 1964 e entre 1985 e 2005.

Segundo ele, há uma perigosa realidade: governos de coalizão foram quase sempre sucedidos por presidentes que não conseguiram reunir uma base parlamentar sólida, acabando por não terminar seus mandatos, tendo que entregar seus cargos aos vices.

Ao contrário, aqueles presidentes que estiveram à frente de ampla e sólida coalizão de apoio parlamentar, garantiram um governo estável do ponto de vista político.

E chega ao final de seu artigo, perguntando: “Conseguirá Lula chegar a dezembro de 2006 no Palácio do Planalto? Torçamos para que sim. Porém, se é que a História pode nos servir de guia, isto vai depender da disposição e da capacidade do presidente de satisfazer as seguintes condições: (1) mostrar que não soube de nenhum esquema de corrupção dentro do seu governo; (2) fazer uma ampla reforma no seu ministério para sinalizar à nação que não é tolerante com condutas ilícitas e recompor sua maioria parlamentar”.

Sr. Presidente: pela profundidade da análise do professor e cientista político, Octávio Amorim Neto, peço a inserção de seu artigo ao meu pronunciamento.

Obrigada.

 

**********************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª. SENADORA LÚCIA VÂNIA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

**********************************************************************************************

Matéria referida:

“Lula sob a luz da História.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/2005 - Página 20294