Discurso durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Carta aberta da bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal, reafirmando apoio ao Presidente Lula, ao Governo e ao Partido dos Trabalhadores-PT. (como Líder)

Autor
Delcídio do Amaral (PT - Partido dos Trabalhadores/MS)
Nome completo: Delcídio do Amaral Gomez
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Carta aberta da bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal, reafirmando apoio ao Presidente Lula, ao Governo e ao Partido dos Trabalhadores-PT. (como Líder)
Aparteantes
Sibá Machado.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2005 - Página 20069
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • LEITURA, CARTA ABERTA, AUTORIA, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), SENADO, COMENTARIO, HISTORIA, IDEOLOGIA, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, REGISTRO, APOIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, venho a esta tribuna para dirigir ao Presidente Lula uma carta aberta de toda a Bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado.

Ela diz o seguinte, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores:

A grave crise vivida hoje no País precisa ser objeto de reflexão por todos, que, como nós, querem uma Nação mais justa, fraterna e solidária. Nosso partido - o PT - nasceu das lutas do povo do campo e da cidade. Em nossa origem, uniram-se o movimento sindical, as comunidades eclesiais de base e intelectuais que não suportavam a tirania que, desde 1964, se abatera sobre o Brasil. Quando nascemos, tivemos de superar todas as barreiras e todos os desafios: desde a legislação autoritária sobre partidos políticos, do regime militar, até a descrença e o desdém dos “de cima” em relação à capacidade de organização dos trabalhadores. Não nos deixamos seduzir, naquela quadra, pelo canto de sereia dos que duvidavam que os “de baixo” pudessem ter vez e ter voz. Por isso, criamos um partido de baixo para cima, trazendo para a cena política brasileira a crença na ética na política como farol a guiar os passos de todos os que buscam a libertação.

Querem agora aviltar nossa história. Não hesitam em atingir, indistintamente, partidos políticos, o Congresso Nacional e setores do próprio Executivo, fazendo deste um dos momentos mais graves por que já passou o Brasil.

Mas nós, Senadoras e Senadores do Partido dos Trabalhadores, não nos deixamos abater: com enorme tranqüilidade, não nos furtamos à tarefa de fazer a defesa de nosso Governo e do Presidente da República.

Lula, por sua trajetória de homem do povo, de líder sindical, de vítima dos opressores, por sua integridade e por sua solidariedade com os excluídos, não é um patrimônio só do PT: ele é um patrimônio dos homens e das mulheres de bem, que querem construir um país com justiça social. Ele tem demonstrado, à frente de nosso governo, total intransigência em relação às práticas ilícitas: aí estão as quase oitenta operações já realizadas e as cerca de mil e quinhentas pessoas presas nas investigações realizadas conjuntamente pela Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público. Dentre os punidos, estão servidores, parlamentares, ocupantes de cargos públicos, de toda origem social e de todos os matizes político-partidários, evidenciando-se, assim, que o compromisso com a ética é a principal realização do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por essas razões e por tudo que vimos arduamente construindo há 25 anos - com transparência, retidão de caráter e compromisso com o povo - é que hoje reafirmamos [todos os 13 Senadores da Bancada] o nosso mais absoluto apoio ao Presidente Lula, a seu governo e ao Partido dos Trabalhadores, ao qual nos orgulhamos de pertencer.

Sr. Presidente, falo pela Bancada do nosso Partido, falo pelos 13 Senadores e Senadoras e, aproveitando a oportunidade, quero dizer também que, compreendendo a responsabilidade de todos nós, Senadores e Senadoras, e entendendo o posicionamento de cada Parlamentar da nossa Bancada, reitero a nossa defesa, a nossa confiança e, acima de tudo, o nosso empenho e o nosso trabalho junto ao Presidente José Genoíno para, com ele, discutir nossos pontos de vistas, colocar as nossas divergências, mas, principalmente, tratar com respeito e consideração aquilo que é mais importante e crucial para o nosso Partido, que foi construído ao longo desses 25 anos, que é a ética e a moral, uma belíssima história. Junto com o Presidente José Genoíno, estaremos alinhados, caminhando, construindo, ajudando cada vez mais a consolidar e, talvez, a construir o Partido mais importante, que nasceu há 25 anos e que hoje nos orgulhamos de representar, carregando essa grande bandeira, a bandeira da justiça, da solidariedade e da fraternidade.

           O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Senador Delcídio Amaral, V. Exª me permite um aparte?

           O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS) - Pois não, Senador Sibá Machado.

O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Agradeço a V. Exª. Foi muito oportuna a leitura da carta neste momento, e muito oportuna pela seguinte razão: V. Exª, ao ler essa carta, traz ao Congresso Nacional, à esta Casa e à sociedade brasileira a razão das nossas consciências. Há 25 anos que militantes não só do PT mas todos aqueles que sonharam com este Brasil democrático que nós temos hoje vêm derramando, em alguns momentos, lágrimas, em outros, suor, em alguns outros, até o próprio sangue para chegarmos a esse equilíbrio. A unidade expressada na carta lida por V. Exª traduz isso para a sociedade brasileira. Eu quero aqui reiterar tudo o que V. Exª já disse: nós não nos arredaremos em nenhum momento dos nossos princípios morais e éticos e da condução política. Naquilo que for ético e moral nós não arredaremos um milímetro: qualquer militante do PT que porventura estiver envolvido em qualquer coisa haverá de ser punido, essa é a nossa prática. Além disso, aquilo que for político nós vamos tratar politicamente. Portanto, a Bancada, unida e reafirmando a liderança do Presidente Lula, as decisões da nossa direção partidária e aquilo que for construído dentro deste Senado Federal pelos 13 Senadores, estará bem representada por todas as palavras, gestos e atos de V. Exª. Para mim, V. Exª tem sido uma surpresa muito grata. Como Líder, sem se sobrepor a nenhum dos outros - Senador Tião Viana, Senadora Ideli Salvatti -, num momento como este, tem nos transmitido um grande equilíbrio. Queremos retribuir essa segurança: seus gestos, atos e palavras nesta Casa responderão por todos nós. Parabéns pelo mandato e parabéns pela atuação como Líder na condução de nossa Bancada.

O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS) - Obrigado a V. Exª, Senador Sibá Machado.

Sr. Presidente, encerro registrando, mais do que nunca, o nosso compromisso com o Presidente Lula e com o Partido dos Trabalhadores, que todos nós temos a honra de representar aqui no Senado Federal.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2005 - Página 20069