Discurso durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do editorial do jornal Folha de S.Paulo, edição de hoje, sob o título "CPI Chapa Branca", no qual são comentados os acontecimentos em torno da instalação da CPI dos Correios.

Autor
Teotonio Vilela Filho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: Teotonio Brandão Vilela Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT). GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro do editorial do jornal Folha de S.Paulo, edição de hoje, sob o título "CPI Chapa Branca", no qual são comentados os acontecimentos em torno da instalação da CPI dos Correios.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2005 - Página 20142
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT). GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, INDICAÇÃO, MEMBROS, GOVERNO FEDERAL, PRESIDENTE, RELATOR, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), ANALISE, PRONUNCIAMENTO, ROBERTO JEFFERSON, DEPUTADO FEDERAL, CONSELHO, ETICA, CAMARA DOS DEPUTADOS.

O SR TEOTONIO VILELA FILHO (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, utilizo a tribuna do Senado nesta oportunidade para registrar o editorial do jornal Folha de S.Paulo de hoje, sob o titulo “CPI Chapa Branca”, no qual são comentados os acontecimentos em torno da instalação da CPI dos Correios, que resultaram na imposição de nomes fiéis ao Governo para o seu comando e sobre os desdobramentos decorrentes do dramático depoimento do Deputado Roberto Jefferson no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

O editorialista considera que “à luz desses desdobramentos, por mais que o governismo pretenda amesquinhar as apurações, parece muito difícil impedir que durante o inquérito o caso dos Correios se encontre com o do “mensalão”. Talvez por confiar em sua capacidade de controlar a situação no jogo miúdo da CPI, o governo reaja como se estivesse em outro planeta”.

Extrai-se da leitura do editorial a nítida impressão de que esse Governo está menosprezando os fatos e que suas reações, dissociadas do clima de perplexidade que toma o País, não o ajudam a recobrar sua credibilidade, uma vez que a sociedade está esperando respostas firmes e claras.

            Pela justeza e excelência dos comentários o conteúdo desse editorial merece figurar nos anais da Casa para reflexão de todos, razão pela qual solicito seja considerado como parte integrante deste meu pronunciamento.

Era o que tinha a dizer!

Obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR TEOTONIO VILELA FILHO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“CPI Chapa Branca”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2005 - Página 20142