Questão de Ordem durante a 77ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação à Mesa do Senado, a ordenação dos trabalhos, atendendo ao Regimento Interno, tendo em vista a demora dos discursos dos líderes.

Autor
Demóstenes Torres (PFL - Partido da Frente Liberal/GO)
Nome completo: Demóstenes Lazaro Xavier Torres
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Solicitação à Mesa do Senado, a ordenação dos trabalhos, atendendo ao Regimento Interno, tendo em vista a demora dos discursos dos líderes.
Publicação
Publicação no DSF de 08/06/2005 - Página 18239
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • RECLAMAÇÃO, DESRESPEITO, REGIMENTO INTERNO, SENADO, CRITICA, SUPERIORIDADE, TEMPO, DURAÇÃO, DISCURSO, LIDERANÇA, AUMENTO, NUMERO, EXPLICAÇÃO PESSOAL, OBSTACULO, OPORTUNIDADE, USO DA PALAVRA, SENADOR.

O SR. DEMÓSTENES TORRES (PFL - GO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de fazer uma reclamação à Mesa, pois sei que V. Exª cultua o Regimento Interno da Casa. As sessões do Senado estão, verdadeiramente, impraticáveis.

Foi feita uma simplificação, para que os Líderes falassem menos e dessem oportunidade a outras pessoas de se pronunciar. Agora, inventaram a tal da réplica, que é aplicada por analogia ao art. 398 do Regimento Interno, referente a visitas de Ministro à Casa. Nessas oportunidades, o Senador fala, e o Ministro tem direito à réplica e, às vezes, à tréplica.

Não quero ser deselegante e desagradável. É óbvio que o Senador Aloizio Mercadante, que acaba de se retirar, tem as suas idéias e o direito de expô-las, mas não temos de ficar o dia inteiro ouvindo o que tem a dizer S. Exª. Assim, é necessário que façamos uma reclamação mais contundente, talvez uma questão de ordem, para que possamos ordenar os trabalhos da Casa.

Sei que V. Exª, Sr. Presidente, não tem culpa disso, mas hoje, por exemplo, dois oradores usaram a tribuna por quase duas horas. Assim, o Regimento está absolutamente quebrado. Estamos esperando para falar: eu, a Senadora Heloísa Helena, os Senadores Antonio Carlos, Mão Santa, Romeu Tuma e muitos outros.

O Senador Paulo Paim pediu a palavra para explicações pessoais. O Regimento determina duas explicações, mas essa será a oitava explicação pessoal do dia, ou seja, o Regimento está bastante elástico. Eu reclamo quanto a isso.

Vou ficar até o final, pois sempre fico, mas poderíamos ordenar melhor esses trabalhos, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/06/2005 - Página 18239