Questão de Ordem durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita a Presidência uma posição sobre qual a melhor alternativa para investigar as denúncias do Deputado Roberto Jefferson.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT). GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Solicita a Presidência uma posição sobre qual a melhor alternativa para investigar as denúncias do Deputado Roberto Jefferson.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2005 - Página 18790
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT). GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, FIXAÇÃO, PRAZO, INDICAÇÃO, PARTICIPANTE, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
  • ANUNCIO, REUNIÃO, SENADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DEBATE, ALTERNATIVA, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, RECEBIMENTO, PROPINA, CONGRESSISTA, BANCADA, APOIO, GOVERNO FEDERAL.
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, OPÇÃO, ALTERNATIVA, CAMARA DOS DEPUTADOS, INSTALAÇÃO, COMISSÃO, APURAÇÃO, IRREGULARIDADE, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Cumprimento a decisão de V. Exª de anunciar que, até as 18 h de hoje, deveria receber os nomes dos componentes da CPMI. Dessa forma, conseguiu que todos os Líderes, de todos os Partidos, encaminhassem a V. Exª esses nomes.

Trata-se de um momento importante na história do Congresso Nacional e, especialmente, de um dos atos mais importantes de V. Exª no exercício da Presidência neste biênio.

Ressalto que estão sendo oferecidas, neste dia, proposições de novas CPIs. Na Câmara, há uma proposição da própria Bancada do PT para a constituição de CPI para apurar as compras de votos relacionadas às denúncias do Deputado Roberto Jefferson. Aqui, o PFL, por iniciativa do Líder José Agripino Maia, está propondo uma CPI também sobre esse mesmo tema. Há pouco, os Deputados Raul Jungmann e Ortiz estiveram aqui, propondo uma CPI não apenas da Câmara ou do Senado, mas mista.

Eu gostaria de informar, Sr. Presidente, que teremos, daqui a instantes, uma reunião dos 13 Senadores do PT, onde vamos refletir sobre esta questão: será que para esse problema denunciado pelo Deputado Roberto Jefferson seria melhor uma CPI da Câmara, na medida em que Deputados foram ali mencionados, ou uma CPI do Senado, conforme hoje argumentou, por exemplo, o Senador Antonio Carlos Magalhães, afirmando que seria mais isenta se fosse de iniciativa desta Casa? Ou será que a CPMI seria mais justificada?

Quero ponderar, Sr. Presidente, que as diversas alternativas são válidas, mas será importante a reflexão de V. Exª, como Presidente do Senado e do Congresso Nacional, no diálogo conosco, Senadores, sobre qual o melhor caminho.

Eu gostaria de instar o Presidente Renan Calheiros, de hoje para amanhã, a refletir conosco, porque se trata de uma decisão muito relevante.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania está novamente por se reunir, após o término da Ordem do Dia na Câmara, para definir, delinear o formato determinado para a CPI dos Correios. Já se tem como quase certo de que haverá outra sobre as denúncias de Roberto Jefferson.

Como iremos proceder?

Quero, Sr. Presidente, transmitir que a palavra, o conselho de V. Exª, será importante para nós todos. Haverá uma reunião agora e há que se considerar que, quanto às denúncias do Deputado Roberto Jefferson, como há Senadores dos Partidos mencionados aqui, o PL e o PTB - não há do PT, mas desses outros dois há -, e como também somos Senadores do PT, objeto da apuração, haveria a justificativa de nós, Senadores, estarmos presentes - na CPI do Senado somente, da Câmara, ou mista. Até amanhã teremos a resposta, inclusive com a reflexão de V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2005 - Página 18790