Pronunciamento de Alvaro Dias em 28/06/2005
Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Questionamentos sobre o funcionamento das Comissões Parlamentares de Inquérito durante o recesso do Congresso Nacional no mês de julho.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Questionamentos sobre o funcionamento das Comissões Parlamentares de Inquérito durante o recesso do Congresso Nacional no mês de julho.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/06/2005 - Página 21203
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- ANUNCIO, ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, ORADOR, SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, ESCLARECIMENTOS, FORMA, CONVOCAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, FUNCIONAMENTO, RECESSO, INTERPELAÇÃO, HIPOTESE, POSSIBILIDADE, RECUSA, AUTOR, DEPOIMENTO, ALEGAÇÕES, FALTA, LEGALIDADE, TRABALHO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).
- ESCLARECIMENTOS, INTERRUPÇÃO, TRABALHO, SESSÃO LEGISLATIVA, SENADO, OPORTUNIDADE, VOTAÇÃO, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO).
O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Nos termos do art. 403 do Regimento Interno do Senado Federal, estou encaminhando à Mesa uma questão de ordem sobre o funcionamento das Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito durante o recesso do Congresso Nacional no mês de julho.
Nos últimos dias, o Presidente Renan Calheiros anunciou que a Comissão funcionaria normalmente durante o recesso de julho. Como há previsão para votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) - pelo menos é o que se anuncia, já há o parecer do Relator e há aqueles que esperam, principalmente a Base aliada no Congresso Nacional, a votação da LDO -, obviamente se encerraria o período com essa votação.
Por essa razão, indago - evidentemente o Senador Renan Calheiros poderá responder posteriormente - se haverá um ato da Mesa convocando o Congresso Nacional para esse fim específico, ou seja, para o funcionamento único e exclusivo das CPMIs já instaladas. Se a resposta for positiva, ótimo; todavia, se não for positiva, indago da Mesa, com base no mesmo § 2º do art. 57 da Constituição, o que ocorrerá na eventualidade de algum depoente se negar a prestar esclarecimentos à CPMI pelo simples fato de o Congresso Nacional estar em recesso e não haver respaldo legal para o funcionamento das CPMIs.
É por essa razão que estou indagando do Presidente do Congresso Nacional se haverá um ato formal da Mesa convocando o Congresso Nacional para que as comissões possam funcionar durante o recesso.
Creio que seria uma providência necessária, Sr. Presidente.
*********************************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
**********************************************************************************************
Matéria referida:
“Questão de ordem sobre o funcionamento das CPMIs durante o recesso do Congresso Nacional”.