Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da Ministra Marina Silva e do Deputado João Alfredo em razão da aprovação do projeto de preservação do Complexo Estuarino Lagunar.

Autor
Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Defesa da Ministra Marina Silva e do Deputado João Alfredo em razão da aprovação do projeto de preservação do Complexo Estuarino Lagunar.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/2005 - Página 21207
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • DEFESA, ATUAÇÃO, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO CEARA (CE), MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), APROVAÇÃO, RELATORIO, PROJETO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, COMENTARIO, INEXISTENCIA, IMPEDIMENTO, CRIAÇÃO, ALTERNATIVA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO NORDESTE, ESPECIFICAÇÃO, PRODUÇÃO, ALIMENTOS, CULTIVO, CAMARÃO.
  • DENUNCIA, CONFLITO, INTERESSE, NATUREZA POLITICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ESPECIFICAÇÃO, FRAUDE, LICITAÇÃO, PAGAMENTO, MESADA, CONGRESSISTA.

A SRª HELOÍSA HELENA (P-SOL - AL. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, é no mínimo surpreendente que eu me sinta na obrigação de fazer a defesa da Ministra Marina Silva e do Deputado João Alfredo, do PT do Ceará. É no mínimo surpreendente que seja eu a proceder assim.

Não respeito mais a cúpula palaciana do PT nem ilustres dirigentes do Governo, mas considero muito essas duas pessoas, que foram, convenhamos, atacadas com veemência aqui em razão do projeto de preservação do Complexo Estuarino Lagunar. Esse relatório foi apresentado pelo Deputado João Alfredo e aprovado, por unanimidade, na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados - portanto, pelo PSDB, pelo PMB, pelo PFL, por todos os Partidos -, após nove audiências públicas, em vários Estados.

Então, não é justo que se fique passando para a opinião pública que os mecanismos de defesa do Complexo Estuarino Lagunar e dos nossos manguezais sejam um impedimento para alternativas de dinamização da economia local e de desenvolvimento econômico - o que não é. Ninguém está a atacar qualquer projeto que se relacione à carcinicultura. Esse não é o problema.

O que foi discutido, depois de nove audiências públicas, em vários Estados é algo muito objetivo. Existem mecanismos de aproveitamento, por meio de desenvolvimento sustentável, do nosso Complexo Estuarino Lagunar, inclusive para a produção de alimentos, sem necessariamente significar uma verdadeira esculhambação em relação aos manguezais do País - em Alagoas, em Sergipe, na Bahia, no Ceará, no Piauí e em outros lugares.

Isso é só para deixar absolutamente claro e registrar que me sinto muito surpresa que seja eu a ter que fazer a defesa, porque a defesa de alguns delinqüentes de luxo apadrinhados do Governo todo mundo aqui faz, assim como se tenta esconder, pela “operação abafa”, uma verdadeira briga de guangues entre partidos. V. Exª, Senador Romeu Tuma, que está acompanhando a CPI, tem visto que é exatamente isto: uma guerra entre gangues, guangues partidárias do PT, do PTB e do PMDB. É absolutamente assombroso, pois a guerra das gangues partidárias promovia fraudes nas licitações, e os empresários beneficiados por essas fraudes pagavam o “mensalão” para estruturas partidárias e para seus respectivos serviçais no Congresso Nacional.

Minha fala é para exigir respeito pela Ministra Marina e pelo Deputado João Alfredo, dois ambientalistas respeitáveis, que esta Casa conhece, que o Congresso Nacional conhece e que todas as entidades ambientalistas conhecem também. Claro que sabemos que existem críticas que são necessárias. O nosso querido Deputado Gabeira acabou saindo do PT em função de críticas muito justas, mas, em relação ao projeto de carcinicultura, do combate à exploração pela carcinicultura e um verdadeiro desastre em relação ao Complexo Estuarino Lagunar e aos manguezais do País, essa crítica efetivamente não cabe.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/2005 - Página 21207