Discurso durante a 88ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resposta ao protesto do Senador César Borges que criticou a oradora por não conceder aparte durante seu discurso.

Autor
Ana Júlia Carepa (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Ana Júlia de Vasconcelos Carepa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Resposta ao protesto do Senador César Borges que criticou a oradora por não conceder aparte durante seu discurso.
Publicação
Publicação no DSF de 23/06/2005 - Página 20566
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, CONDUTA, ORADOR, AUSENCIA, CONCESSÃO, APARTE, DISCURSO, PLENARIO, CUMPRIMENTO, TEMPO, USO DA PALAVRA, RESPEITO, REGIMENTO INTERNO.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA. Para uma explicação pessoal. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero dizer que, no início desta sessão em que eu aqui estava, o Presidente, Senador Tião Viana, foi muito claro ao dizer que cumprirá o Regimento, porque muitos Senadores e Senadoras estão reclamando, com razão, de que os pronunciamentos se estendem pelo dobro, pelo triplo ou por quatro ou cinco vezes o tempo para um único orador, que acaba, com isso, simplesmente monopolizando o Plenário, não dando chance para que todos falem. Todos aqui me conhecem e sabem que sou uma pessoa que procura dar apartes, uma pessoa cordata, que, independentemente das nossas divergências políticas, tenho um relacionamento extremamente cordial com todos os Senadores e Senadoras, inclusive da Oposição, e o Senador é testemunha disso.

Portanto, quero dizer que não tive uma atitude antiparlamentar, mas, como estava falando de um assunto importante, estava aqui falando do discurso do Presidente Lula, de um outro olhar sobre esse discurso, se eu desse um aparte - que lhe daria com todo prazer, como já o fiz em outros momentos, e V. Exª é testemunha - eu o faria, porque o nosso Presidente foi muito claro. Acho, inclusive, que a Mesa está tomando uma atitude correta. Para que todos possam ter o direito de falar, é necessário que possamos fazer isso. Muitas vezes, temos vontade de dar muitos apartes, mas nós tomamos a decisão de diminuir o tempo de cada um na tribuna para que mais pessoas pudessem falar.

Não tenho dúvidas. Quero dizer que, sempre que possível, darei aparte com o maior prazer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/06/2005 - Página 20566