Pronunciamento de Heráclito Fortes em 21/06/2005
Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. Paulo Affonso Martins de Oliveira, ex-Secretário Geral da Câmara dos Deputados.
- Autor
- Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
- Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. Paulo Affonso Martins de Oliveira, ex-Secretário Geral da Câmara dos Deputados.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/06/2005 - Página 20472
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, EX SERVIDOR, SECRETARIO GERAL, CAMARA DOS DEPUTADOS, MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é movido de grande sentimento de pesar que solicito a V. Exª permissão para fazer o encaminhamento dessa proposta que chega à Mesa.
Perdeu hoje o Brasil uma das figuras mais extraordinárias com que minha geração conviveu, o Dr. Paulo Afonso Martins de Oliveira.
Quando cheguei à Câmara dos Deputados, o Dr. Paulo Afonso, na época, Secretário-Geral da Mesa, foi, naqueles meus primeiros momentos, o meu “anda-já”. Era exatamente no gabinete do Dr. Paulo Afonso, o qual eu freqüentava diariamente, que procurava os primeiros ensinamentos, os primeiros conselhos, ao assumir o mandato. Jovem, pouco conhecedor das atividades e dos segredos da Câmara dos Deputados, tive naquele grande amigo um apoio e, acima de tudo, um orientador. Tive a facilidade de Paulo Afonso ser casado com Ana Vitória, que é uma piauiense de Bom Jesus do Gurguéia. Ao chegar à Câmara, já tinha uma relação de amizade travada com ele de algum tempo, daí por que as coisas se tornaram muito fáceis. Tive a felicidade de, na convivência com o Dr. Paulo Afonso, aprender muito do que sei hoje, o que me tem ajudado no exercício da minha atividade parlamentar.
Vários foram os Deputados - e alguns se encontram hoje no Senado da República - que tiveram o prazer e o privilégio de conviver com essa extraordinária figura.
Paulo Afonso encerrou seus trabalhos como servidor da Câmara, sendo Secretário-Geral, logo após a Constituinte. Foi indicado para a função de Ministro do Tribunal de Contas por Parlamentares do Congresso Nacional, Câmara e Senado, e exerceu o cargo com o mesmo brilhantismo e dignidade com que fez todas as suas atividades públicas, saindo de lá, exatamente para chefiar o Gabinete de V. Exª, Sr. Presidente, como Ministro da Justiça. Paulo Afonso, portanto, foi um grande amigo e orientador de uma geração de políticos que passaram por esta Casa. Associo-me, assim, a todos os seus familiares, alguns deles, seus filhos, funcionários da Câmara e do Senado, todos por concurso - é bom que se diga. Deixa um vasto círculo de amizade e, acima de tudo, o exemplo de homem correto e reto que teve toda sua vida dedicada à causa pública.
Solicito a V. Exª que envie aos familiares o meu voto de pesar pela perda dessa extraordinária figura pública. E o Senador Tião Viana solicita que o faça em seu nome também.
Muito obrigado.