Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. Paulo Affonso Martins de Oliveira, ex-Secretário Geral da Câmara dos Deputados.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. Paulo Affonso Martins de Oliveira, ex-Secretário Geral da Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/2005 - Página 20474
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX SERVIDOR, SECRETARIO GERAL, CAMARA DOS DEPUTADOS, MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. TASSO JEREISSATI (PSDB - CE. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, queria me associar às palavras dos Senadores Antonio Carlos Magalhães, Marco Maciel, Heráclito Fortes e, com certeza, às palavras de todos os Senadores que estão aqui, palavras de profundo pesar pelo falecimento de Paulo Afonso Martins de Oliveira.

Se, infelizmente, não tive o privilégio de conviver com ele como parlamentar, tive o privilégio de conhecê-lo antes de ser parlamentar e de com ele conviver nas minhas visitas ao Congresso Nacional, como Governador e em outras oportunidades, quando aprendi a conhecer e a admirar um verdadeiro servidor público do Legislativo.

Paulo Afonso representava tudo aquilo que de bom deve ter e tem o servidor público. Dedicado, extremamente dedicado, sua vida era praticamente voltada para o seu trabalho profissional na Câmara dos Deputados. Conhecedor profundo, talvez um dos maiores conhecedores não só do Regimento mas de todo o funcionamento e dos meandros da Câmara dos Deputados, era admirado por todos os que com ele conviveram pelo seu caráter.

Há pouco tempo, há, no máximo, um ano, tive a oportunidade de mais uma vez comprovar o seu caráter íntegro e único: precisando de determinados conselhos sobre o Legislativo e sobre o Regimento, pedi para ter uma conversa com ele no sentido profissional. Eu queria remunerá-lo para que ele me desse umas aulas sobre Regimento e sobre o funcionamento do Legislativo. Ele prontamente rejeitou a minha proposta e disse: “Você não sabe do que está falando, você não sabe o quanto você me ofende”. E se colocou inteiramente a minha disposição, 24 horas, no momento em que quisesse, para dirimir qualquer dúvida que eu pudesse vir a ter.

Portanto, eu me associo a todos os Senadores para, em nome do Senado Federal, manifestar os nossos sentimentos de profundo pesar, um pesar sentido mesmo, pela morte de um homem bom. Esta Casa, juntamente com a Câmara, perde um dos seus melhores servidores.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/2005 - Página 20474