Discurso durante a 101ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Enaltece a administração da Prefeita Sueli Aragão, do Município de Cacoal no Estado de Rondônia, que propôs o Plano Decenal de Educação.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO MUNICIPAL. EDUCAÇÃO.:
  • Enaltece a administração da Prefeita Sueli Aragão, do Município de Cacoal no Estado de Rondônia, que propôs o Plano Decenal de Educação.
Publicação
Publicação no DSF de 01/07/2005 - Página 21601
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO MUNICIPAL. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, ADMINISTRAÇÃO, PREFEITO, MUNICIPIO, CACOAL (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), PROPOSIÇÃO, PLANO, EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, LEI MUNICIPAL, GARANTIA, INVESTIMENTO, MODERNIZAÇÃO, ESCOLA PUBLICA, RECICLAGEM, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PROFESSOR, IMPLANTAÇÃO, PROGRAMA, ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, EXTINÇÃO, ABANDONO, REDUÇÃO, REPETIÇÃO, ANO LETIVO.

O SR VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, num País tão carente de experiências administrativas inovadoras e competentes, os bons exemplos precisam ser mais do que lembrados: devem ser enaltecidos. Nesse sentido, gostaria de prestar uma sincera homenagem à Prefeita Sueli Aragão, que vem administrando, de forma brilhante, o Município de Cacoal, no meu querido Estado de Rondônia.

Posso afirmar, com absoluta segurança e inabalável certeza, que, nos últimos anos, Cacoal se transformou numa das melhores cidades do Brasil para se viver. A Capital do Café passou também a ser a Capital da Educação! E educação é a chave-mestra do desenvolvimento, a chave que não só abre, mas escancara as portas da prosperidade e do bem-estar social.

Sabendo que nada se faz sem um bom planejamento, a Prefeitura de Cacoal propôs à sociedade local o Plano Decenal de Educação, que, após exaustiva discussão com todos os setores interessados, foi transformado em lei pela Câmara Municipal. Poucos Municípios brasileiros contam com um instrumento desse porte, que abarque sugestões planejadas para médio e longo prazo.

Investimentos massivos foram feitos num arrojado programa de inclusão digital, que equipou as escolas municipais, tanto da zona urbana quanto da rural, com computadores de última geração. Numa época em que os conhecimentos de informática têm o poder de incluir ou excluir cidadãos do mercado de trabalho, os jovens de Cacoal podem vislumbrar um futuro promissor.

Mas não basta equipar as escolas. É preciso capacitar os professores, para que possam oferecer ao aluno um ensino de qualidade. Atenta a esse fato, a Prefeitura tem investido na formação permanente dos profissionais de educação. Diversos cursos de reciclagem vêm sendo realizados, sempre abordando temas escolhidos pelos próprios professores. São os mestres a mostrar que o saber nasce do aprendizado constante!

A administração da Prefeita Sueli Aragão acabou com a diferença de qualidade entre o ensino rural e o urbano. Foi implantada a polarização das escolas rurais, como meio de oferecer aos filhos dos agricultores uma educação de qualidade, adequada ao meio rural e com currículos atualizados.

A polarização exigiu a construção, em tempo recorde, de novas salas de aula, cozinhas e refeitórios, além da contratação de professores e pedagogos. Escolas que atendiam de 15 a 20 alunos passaram a receber de 300 a 400 alunos, algumas ultrapassando os 600!

Reza o dito popular que “saco vazio não se põe de pé”! É verdade: aluno com fome nada aprende. Ciente dessa realidade, a Prefeitura implantou um programa pioneiro no Brasil, o “Café na Escola”. Por meio dele, cada criança recebe, antes de entrar em sala de aula, leite com multimistura, um pão e uma fruta. Essa medida simples, porém de extrema importância, acabou com a evasão escolar e reduziu, drasticamente, os níveis de repetência no Município.

A construção da Escola Cidadã é um exemplo claro do novo paradigma da educação em Cacoal: valorização da formação integral do aluno e interação constante entre escola e comunidade. A unidade oferecerá creche, alfabetização, ensino fundamental e centro de inclusão digital, além de atividades esportivas e recreativas para os idosos, e um posto de saúde para atender toda a comunidade.

Tantas iniciativas no campo da educação, e também na área de saúde e de assistência social, renderam a Sueli Aragão o prêmio de Prefeita Amiga da Criança, um reconhecimento da Fundação Abrinq pelo respeito aos direitos da criança e do adolescente. De parabéns, igualmente, está a população de Cacoal, por ter à frente do Município uma pessoa do quilate de sua Prefeita, exemplo de competência, seriedade e dedicação, para todo administrador público deste País!

Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/07/2005 - Página 21601