Discurso durante a 103ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Participação de S.Exa. em solenidade na Escola Superior de Agricultura de Mossoró, na última sexta-feira.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Participação de S.Exa. em solenidade na Escola Superior de Agricultura de Mossoró, na última sexta-feira.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2005 - Página 22064
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, REIVINDICAÇÃO, ESTABELECIMENTO, ENSINO SUPERIOR, AGRICULTURA, MUNICIPIO, MOSSORO (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), TRANSFORMAÇÃO, UNIVERSIDADE RURAL, REGISTRO, TRAMITAÇÃO, PROPOSIÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, IMPORTANCIA, FORMAÇÃO, AGRONOMO, DESENVOLVIMENTO RURAL, REGIÃO SEMI ARIDA, SEMELHANÇA, PROPOSTA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESTADO DA BAHIA (BA).

O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna porque estive, sexta-feira, na cidade de Mossoró, no meu Estado, participando de uma solenidade da Esam - Escola Superior de Agricultura de Mossoró. Sabendo, Sr. Presidente, da expectativa que cerca aquela escola superior de agricultura da possibilidade de sua transformação numa verdadeira universidade, na grande universidade rural do semi-árido, sabendo daquela expectativa, não deixei de levar a minha palavra de confiança, naquela solenidade, em que ali paraninfavam os engenheiros agrônomos formados por aquela escola. Palavra de confiança de que o Senado haverá de aprovar no tempo mais rápido possível essa transformação da escola em universidade.

Hoje, o projeto de transformação em universidade está para ser votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Já foi aprovado, Senador Augusto, esse projeto em quatro comissões da Câmara dos Deputados e só resta agora o pronunciamento do Plenário, quando então teremos a apreciação do Senado Federal. Não se trata inclusive de uma iniciativa isolada, mas cerca de 30 universidades federais estão sendo criadas ou transformadas agora por iniciativa do Governo Federal.

Teremos a Universidade do Recôncavo da Bahia, a Universidade do Triângulo Mineiro e essa Universidade, a Esam, uma universidade do semi-árido, no Município de Mossoró no Rio Grande do Norte.

É preciso que se conscientizem os que acompanham a luta do nosso País para expandir as suas fronteiras agrícolas de que isso precisa ser feito, como eu disse aos engenheiros e repito aqui, pelos agrônomos, com a participação deles, arrostando o imenso desafio de manter a expansão de nossas fronteiras agrícolas, sem privar a Humanidade das fontes de recursos naturais renováveis, para garantia da preservação da saúde física e mental de todos, da boa qualidade de vida no nosso Planeta; enfim, a conservação da própria vida sobre a Terra.

Digo ser esse imenso desafio porque as tensões em torno dessas questões geram apaixonados debates, e, mais do que isso, não conseguem ocultar a suspeição de que no debate se escondem interesses menos nobres, inspirados na ganância, na cupidez, na volúpia da perpetuação da dominação política.

Creio que só a ciência - daí o meu empenho para que tenhamos a transformação dessa escola em universidade -, ponderada pelo desinteresse do verdadeiro cientista, será capaz de apontar o equilíbrio necessário entre tais tensões. Por isso, não penso cometer qualquer exagero ao dizer, aqui no Plenário deste Senado, da grande missão dos agrônomos, dos seus colegas de outras áreas da ciência e das técnica rurais, em superar, de muito, o próprio conhecimento científico, razão por que os exorto a fazer de seus conhecimentos e de seus trabalhos um permanente propósito de dedicação ao Brasil.

Depende dessas novas gerações e depende muito de engenheiros agrônomos, como eu os vi perfilados diante de mim e de outras pessoas presentes àquela solenidade, encontrar o País a estrada real do verdadeiro desenvolvimento agropecuário brasileiro.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faço este registro, sobretudo porque caberá a todos nós a decisão de fazer com que esse projeto possa tramitar, como já disse, de forma acelerada, para ir ao encontro de Mossoró, que tem nessa escola uma das suas grandes conquistas, da sua educação e do aprimoramento dos conhecimentos dos seus filhos; que tem nessa escola um dos grandes motivos do seu orgulho. Falo da Escola Superior de Agricultura de Mossoró, que se transformará na Universidade do Semi-Árido do Rio Grande do Norte e do Nordeste.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2005 - Página 22064