Discurso durante a 98ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários ao pronunciamento do Senador Arthur Virgílio.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários ao pronunciamento do Senador Arthur Virgílio.
Publicação
Publicação no DSF de 01/07/2005 - Página 21487
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, OMISSÃO, GOVERNO, CUMPRIMENTO, PROMESSA, CAMPANHA ELEITORAL, COMBATE, CORRUPÇÃO, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, OBSTACULO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.
  • REITERAÇÃO, QUESTIONAMENTO, MOTIVO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CONTRATAÇÃO, EMPRESA DE PUBLICIDADE, PROPRIEDADE, ACUSADO, CORRUPÇÃO.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Senador Arthur Virgílio, com sua lucidez costumeira, invoca-me como testemunho em fatos que hoje toda a Nação vê estarrecida.

Virou prática do Governo mirar-se em exemplos ou em possíveis exemplos do Governo passado, mas a sociedade brasileira sabe que não é isso que está em questão. O que está em questão, Sr. Presidente, é exatamente a quebra de compromisso assumido em praça pública pelo atual Governo, de banir a corrupção no País. Se existia essa corrupção que eles tanto dizem que existia no passado, por que providências não foram tomadas no momento inicial da posse? Por que não se nomearam comissões de sindicância? Por que não se apuraram os fatos de maneira rápida e exemplar? Por que se encobriram, por exemplo, os fatos envolvendo o Sr. Waldomiro Diniz? Talvez, esse tenha sido um grande erro e um mau exemplo que o Governo deu.

Sr. Presidente, há pouco, repito, uma Senadora do PT, escalada que foi, citou o exemplo da empresa hoje envolvida em corrupção, uma empresa de publicidade que teria prestado serviços ao governo passado.

Senador Romeu Tuma, é de se perguntar, estarrecido: se o PT, bem informado, sabia de tudo isso, por que contratou essa empresa e transformou o seu executivo no homem de maior ligação entre o núcleo duro do Partido e os tentáculos da corrupção, que motivaram ou que causaram a constituição do mensalão nesta Casa?

Portanto, Sr. Presidente, fiz questão de usar o art. 14 do Regimento Interno apenas para reforçar o que disse o Senador Arthur Virgílio, tendo eu dividido com S. Exª algumas tarefas no Governo do Presidente Fernando Henrique - S. Exª como Líder e como Ministro; eu como Líder. Em momento algum, presenciamos, nem sequer de longe, mensalão ou qualquer indício de corrupção cujas providências não tivessem sido tomadas imediatamente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/07/2005 - Página 21487