Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulando com a instalação da CPI dos Bingos, hoje. Críticas às medidas adotadas pelo Ministro da Saúde, Humberto Costa, às vésperas de sua saída do ministério.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Congratulando com a instalação da CPI dos Bingos, hoje. Críticas às medidas adotadas pelo Ministro da Saúde, Humberto Costa, às vésperas de sua saída do ministério.
Aparteantes
José Jorge, Mozarildo Cavalcanti.
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2005 - Página 22299
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, INICIO, TRABALHO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO, CONVOCAÇÃO, DEPOIMENTO.
  • ANUNCIO, SUBSTITUIÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, INDICAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), PREVISÃO, MELHORIA, ADMINISTRAÇÃO FEDERAL.
  • REITERAÇÃO, CRITICA, GESTÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), ESPECIFICAÇÃO, PUBLICAÇÃO, Diário Oficial da União (DOU), NORMA JURIDICA, ANTERIORIDADE, SAIDA, CARGO PUBLICO, AUMENTO, GASTOS PUBLICOS.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, quero me congratular pela instalação da CPI dos Bingos no dia de hoje e dizer que já marcamos audiência para a próxima quarta-feira, em que o célebre Carlinhos Cachoeira vai depor. Muitos reagiram contra essa CPI, mas a maioria, inclusive com a participação de aliados do Governo, conseguimos reunir, instalar a Comissão e já hoje trabalhamos e aceitamos a sugestão do Relator, Senador Garibaldi Alves Filho, que é uma figura equilibrada, séria e que tem serviços prestados ao Senado e ao Brasil. Na próxima quarta-feira, aquilo que achavam impossível vai ser realizado.

Sr. Presidente, não sei o que será do País a partir de sexta-feira, quando os novos ministros do PMDB substituírem os do PT, que eram fracos, segundo o Presidente Lula. Certamente vão dar uma injeção de moralidade no Governo. Alguns do PT acham que isso não vai ocorrer, mas pior do que está não pode ficar.

Não é do meu hábito atacar as pessoas que estão caindo, mas chamei a atenção desta Casa, há mais de dois anos, contra a atuação do Ministro Humberto Costa, o conhecido “vampiro do Ministério”, que colocou pessoas inadequadas que só fizeram furtar no Ministério da Saúde. Até mesmo aqueles que precisavam de sangue foram abandonados, porque o que se queria era ganhar dinheiro às custas dos doentes.

V. Exª, Sr. Presidente, sempre quando eu falo, coincide, V. Exª está na Presidência. V. Exª sabe que estou falando a verdade, porque é um médico competente e nunca participou, nesse jogo de poder, das coisas imorais que se realizaram.

Mas chegamos a um ponto em que não posso me calar diante do Ministro Humberto Costa. Praza aos céus que Pernambuco não tenha - não quero dizer a desgraça, que talvez seja um qualificativo muito forte - a tristeza de tê-lo nem mesmo como candidato, que dirá como governador.

Vejam V. Exªs como é este Governo: deixa o Ministro ficar, e ele, antes de sair, aumenta os gastos da saúde, apresenta 43 medidas baixadas, que ocuparam - Sr. Presidente, isso não é brincadeira, estou falando sério, está aqui - 31 páginas do Diário Oficial. São as medidas do “vampiro da saúde”.

Sr. Presidente, se não sou otimista em relação à mudança ministerial, quanto ao Ministério da saúde sou otimista, porque, qualquer que seja o Ministro, bom ou mau, será melhor do que Humberto Costa.

O Sr. José Jorge (PFL - PE) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Concedo o aparte ao Senador José Jorge, com o maior prazer.

O Sr. José Jorge (PFL - PE) - Sr. Senador Antonio Carlos, também fiquei preocupado com essas 31 páginas de Diário Oficial na véspera da saída do Ministro. Gostaria de deixar uma sugestão para que a primeira atitude do novo Ministro, que inclusive é do PMDB - cujo Líder na Casa, Senador Ney Suassuna, se encontra presente -, seja anular todos esses atos, para que possam ser reestudados pela nova equipe do Ministério. É estranho que um Ministro que passou dois anos e meio no Ministério, que praticamente fez pouca coisa, no momento de sair resolva ocupar 31 páginas no Diário Oficial. É um apelo, aproveitando o discurso de V. Exª, e uma sugestão ao Líder Ney Suassuna.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - V. Exª tem absoluta razão e foi até um homem tolerante com o Ministro do seu Estado, mas V. Exª sempre veio à tribuna reclamar contra a atuação desse malfeitor da saúde no Brasil, que é o Ministro Humberto Costa. Ninguém respeita ninguém neste Governo.

Como o Ministro, ao sair, pode ocupar 31 páginas do Diário Oficial com medidas tomadas na véspera da sua saída? Ele que, sexta-feira, será expulso do Ministério por incompetência e gatunagem! Falo, porque meu Estado foi prejudicado por ele, porque meu Estado sofreu as maiores retaliações por parte dele e do seu comandante, porque ele não comandava coisa alguma, a não ser o furto. O célebre Solla era o dono do Ministério e prejudicou a Bahia, o seu Governador e o seu trabalho, o seu grande Secretário de Saúde por todo esse tempo.

Não sei o que acontecerá de agora em diante.

O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Antonio Carlos, V. Exª me permite um aparte?

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Pois não.

Não sei o que acontecerá de agora em diante. Sei, entretanto, que queremos que essa retaliação acabe de uma vez por todas, uma vez que o próprio Presidente Lula, com esses ministros que nomeou, ou derrotados ou gatunos, às vezes as duas coisas, estragaram o País, levando-o à situação em que hoje se encontra, de caos absoluto, onde Marcos Valério decide os destinos da terra e enche o bolso com dinheiro público.

Com prazer, concedo o aparte ao Senador Mozarildo Cavalcanti.

O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Antonio Carlos Magalhães, acompanhei vários pronunciamentos de V. Exª fazendo denúncias a respeito da atuação do atual e quase ex-Ministro da Saúde. Por muitas vezes, mesmo concordando com V. Exª, evitei aparteá-lo, até dando um voto de confiança a um colega médico, mas me decepcionei profundamente ao longo da administração do atual Ministro Humberto Costa. Agora ao final, mais ainda, quando, como médico, eu trouxe a denúncia da pan-epidemia de dengue que assola meu Estado, principalmente sua capital, e que pode se espalhar pelo Brasil todo. O Ministro não se dignou a sequer responder, mesmo por telefone, o ofício que lhe mandei, o pronunciamento que fiz e, por último, o requerimento formal que lhe enviei por meio da Mesa do Senado Federal. Hoje fiz a leitura de uma publicação que está no site da Secretaria de Vigilância em Saúde que comprova tudo o que os jornais do meu Estado publicaram. Ele está saindo em boa hora. Espero que o novo Ministro corrija essas distorções que V. Exª aponta, principalmente no que tange a meu Estado, com relação a essa epidemia de dengue e de outras doenças sobre as quais ainda vou falar aqui. Espero que o novo Ministro tenha outro comportamento, e não o comportamento enviesado do atual ou ex-Ministro Humberto Costa.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - V. Exª fala com a autoridade de quem conhece a sua região, que sofreu, e sofre, os problemas de saúde intensamente, que se transformam de endêmicos em epidêmicos pela inação do Governo Federal.

Nem mesmo o novo Líder do Partido dos Trabalhadores, o Senador Sibá Machado, teve coragem de defender a atuação do Ministro, mesmo quando V. Exª clama pelo Nordeste. Mas o Senador Sibá Machado não vai ficar contra a sua área, a sua região, para defender um Ministro que é capaz de fazer tantas coisas.

Sr. Presidente, são manchetes que se reproduzem: “Remédios de 16 milhões estragam no estoque do Governo”, “Antes de sair, Costa promove o aumento de gastos na saúde”, “Quatorze dos dezoito medicamentos vencerão na gestão Costa”. Tudo isso aconteceu no Brasil de hoje, tudo isso fez sofrer o Nordeste amargurado, tudo isso faz com que o Norte fique abandonado como está até hoje. E tivemos um Presidente do Nordeste que tinha deveres os maiores com a região. Sua Excelência, homem do povo que obteve uma grande votação, mas nem por isso queremos prejudicá-lo, que tome os caminhos que a moral ainda permite que sejam tomados, porque, do contrário, toda a opinião pública ficará contra Sua Excelência. Há mudanças no Ministério. Vamos ter um colega no Ministério das Comunicações. Mas também é justo que se diga que o Ministro Eunício Oliveira, que vai deixar a Pasta, não esteve envolvido em nada do que aconteceu nos Correios. E isso é uma coisa positiva para o Ministro Eunício Oliveira e para o próprio PMDB. Vamos ter no Ministro Hélio Costa um conhecedor do Ministério, e isso também nos dá esperança. Não sei como atuará o Sr. Saraiva Felipe. V. Exª talvez o conheça melhor do que eu, mas acredito que será muito melhor do que o Ministro Humberto Costa. Tenho medo de o PMDB entrar nesse buraco sem fundo que é o atual Governo e de também participar, sem querer, do lamaçal que aí existe.

Presidente Lula, acorde! Não sei se ainda é tempo de reabilitar seu Governo, mas é tempo de moralizar muita coisa. O Presidente contará sempre com as Oposições para moralizar e realizar, mas jamais para manter um Governo, como está fazendo até agora, que só faz desmoralizar a Nação, prejudicar e trair, querendo ou não, o coração do povo que nele confiou.

Sr. Presidente, V. Exª é um grande médico. Eu sei que V. Exª está me dando razão em tudo o que falo, mas as condições políticas não permitem que V. Exª me aplauda. Mas fico contente porque nem o Senador Sibá Machado defendeu este Governo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2005 - Página 22299