Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Réplica ao pronunciamento do Senador Antonio Carlos Magalhães quanto à reforma ministerial.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Réplica ao pronunciamento do Senador Antonio Carlos Magalhães quanto à reforma ministerial.
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2005 - Página 22301
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • COMENTARIO, DISCURSO, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, DECISÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFORMULAÇÃO, MINISTERIO.
  • JUSTIFICAÇÃO, DIFICULDADE, GESTÃO, MINISTERIO, RECOMENDAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, ATENDIMENTO, SOLICITAÇÃO, CONGRESSISTA.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Em primeiro lugar, agradeço bastante a nomeação que o Senador Antonio Carlos Magalhães fez, mas isso não está cogitado. Nosso Líder é o Senador Delcídio Amaral, a quem venero e respeito muito, que está extremamente ocupado com a Presidência da CPMI dos Correios.

Quanto às modificações do Governo, era para termos passado por uma reforma ministerial há algum tempo. O Presidente Lula não o fez porque, embora muitos acreditem que não tem o comando, Sua Excelência o tem, e prova isso todos os dias.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - Não diga uma coisa dessas, Exª. Não piore a situação.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - E jamais vai se pautar pela indicação ou da imprensa ou de quem quer que seja. No caso, o Presidente Severino Cavalcanti tinha causado uma espécie de contundência ao dizer que tinha que ter um Ministro do PP, se não, as coisas não andavam na Câmara dos Deputados. O Presidente Lula então recuou, e não fez mais reforma alguma. Mas a discussão da reforma já está posta. E vários dos Ministros que compõem o Ministério, inclusive os do PT, está sendo divulgado na imprensa todos os dias, podem vir a ser convidados a entregar a Pasta.

O Ministério da Saúde, assim como os diversos Ministérios do Governo, tem enfrentado diversos problemas para atender o tamanho da demanda a que temos que responder. As conquistas do Ministério da Saúde não são poucas. Muito foi feito, mas, infelizmente...

Eu me solidarizo com o Senador Mozarildo Cavalcanti. Há sim, a meu ver, em relação a alguns dos Parlamentares, uma perda de respeito, o que considero desprezível.

Recomendo aos Ministros do meu partido que atendam principalmente a solicitação de todos os Senadores e Deputados. Com certeza, S. Exªs serão atendimentos em prol de toda a comunidade que representam. Esta é, digamos, a parte com que quero concordar do pronunciamento do Senador Antonio Carlos Magalhães.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2005 - Página 22301